Manejo de bacias hidrograficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GURUPI
MESTRADO EM PRODUÇÃO VEGETAL
Caixa Postal 66 – CEP:77402-970, Gurupi-TO-Brasil
Telefone: (63) 3311-3500
e-mail: lsilvacb@yahoo.com.br

MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS.

Gurupi-TO
Novembro de 2009

INTRODUÇÃO
Desde tempos muitos remotos o homem utiliza dos recursos naturais para atender suas necessidadesbásicas, como alimentação e moradia, e também com exploração com fins lucrativos. A exploração de madeiras, abertura de estradas e áreas urbanas impactaram as bacias hidrográficas, e o que temos visto são enchentes, secas e poluição dos corpos hídricos. Entretanto, somente em tempos recentes e que essas ações começaram a ter um pouco mais de visam sustentável dos recursos naturais, e isso inclui osrecursos hídricos.
Manejo de bacias hidrográficas nos traz a idéia de algo a ver com um corpo d’água, seja ele uma represa ou um curso d’água, porém para muitas pessoas esse termo significa a proteção da vegetação que cobre regiões montanhosas ou qualquer área natural com o propósito de se produzir água de ótima qualidade para o consumo humano (LIMA, 2008).
Bacia hidrográfica é uma área dasuperfície terrestre que drena água, sedimentos e materiais dissolvidos para uma saída comum, num determinado ponto do canal fluvial, podendo desenvolver-se em diferentes tamanhos, que variam desde a bacia hidrográfica do Amazonas, com milhões de km², até bacias com poucos metros quadrados que drenam para a cabeça de um pequeno canal erosivo ou, simplesmente, para o eixo de um fundo de um vale nãocanalizado (Coelho Neto, 199).
As bacias hidrográficas podem ser separadas em um número qualquer de sub-bacias, dependendo do ponto de saída considerado ao longo do seu canal coletor (Coelho Neto, 1994).
Segundo, BROOKS et al., (1991), o manejo de bacias hidrográficas é definido como o processo de organizar e orientar o uso da terra e de outros recursos naturais numa bacia hidrográfica, a fim deproduzir bens e serviços, sem destruir ou afetar adversamente o solo e a água. 1
Estudos de hidrossendimentalogia são importantes para o Brasil, uma vez que o sistema elétrico do país e de base predominantemente hidráulica, com boa parte de sua energia elétrica consumida vinda desse tipo de fonte.
Os problemas derivados dos sedimentos aumentam à medida que acontece o desenvolvimento e ocupação,tanto do ponto de vista de remoção como do ponto de vista de sedimentação, no entanto, principalmente pelo fato da maioria das conseqüências não ser imediata, os estudos e pequisas em hidrossendimentalogia tem sido realizados com lentidão (CARVALHO, D. de O., 1994 in SILVA, et. al., 2003). É importante ressaltar que esse tipo de trabalho compreende coletas regulares de dados e amostras, trabalhos delaboratórios, processamento de dados e estimativas de parâmetros, são onerosos quanto a tempo e recursos e também exigem muito esforço.
Em termos de unidade de estudo e operação, a microbacia hidrográfica é a unidade de planejamento mais apropriada por permitir controle mais objetivo dos recursos humanos e financeiros, além de favorecer a integração das praticas de manejo do solo e água e aorganização comunitária (SILVA, et. al., 2003).
O trabalho desenvolvido em microbacias hidrográficas é uma maneira de gerar tecnologia regionalizada, difundir as práticas de manejo do solo e culturas, conservar os recursos naturais e contribuir para o desenvolvimento regional (SILVA, et. al., 2003).
Os cursos d’água refletem as condições do ecossistema de sua bacia de captação e os impactosambientais decorrentes de ações antrópicas (SOUZA & FERNANDES, 2000). Os componentes básicos do processo hidrológico são: chuva, infiltração, escoamento superficial, evaporação e transpiração pelas plantas (MARTINS & DIAS, 2001). Com base nisso é possível concluir que o desenvolvimento de medidas para um melhor manejo de bacias hidrográficas deve buscar manter ou melhorar as condições dos...
tracking img