Lead time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
6 REFERENCIAL TEÓRICO (e a partir daí segue 6.1; 6.2;.....)

6.1 Missão da Logística

A missão da logística é dispor a mercadoria ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, do mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa. (PAOLESCHI, 2009, p.17)

Para Trigueiro (2005, p.155) a logística é responsável pelo fluxo de materiais e informações, desdea fonte fornecedora, até o consumo final, ou seja, é a integração dos sistemas de suprimentos, manufatura e distribuição.

Conorado (2009, p.69), define logística como um modelo de análise e administração integradas, que permite otimizar o fluxo de materiais, desde a sua fonte primária até a colocação nos pontos de venda como produto final.

De acordo com o conceito de Faria e Costa (2007,p.17), “o objetivo da logística é prover ao cliente os níveis de serviços por ele requeridos, com a entrega do produto certo, no lugar certo, no momento certo, nas condições certas e pelo custo certo”. Nas palavras de Martins e Alt (2006, p.326), “a logística é responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informação, desde a fonte fornecedora até o consumidor”.Ainda, segundo Faria e Costa (2007, p.15-16), logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla, de forma eficiente e eficaz, a expedição, o fluxo reverso e a armazenagem de bens e serviços, assim como do fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto consumo, com o propósito de atender às necessidades dos clientes.

A logísticarepresenta uma nova visão empresarial compreendendo a obtenção, armazenamento, transporte, distribuição e evacuação do material, agilizando dessa forma o fluxo de informações e materiais, permitindo assim uma maior eficiência no recebimento e armazenamento dos produtos com uma otimização em sua distribuição física que atende às necessidades do cliente.

A logística torna produtos e serviçosdisponíveis onde são necessários, e na hora em que são desejados, fazendo com que os clientes adquiram produtos a um custo satisfatório. Comprovando que o cliente é altamente importante em todo o esse processo. Portanto logística é a integração de: transporte, estoque, armazenagem, deslocamento de materiais, embalagens e informação.

6.2 Materiais

As compras, a recepção, a estocagem e osuprimento dos insumos (materiais) devem ser considerados como atividades integrantes do sistema empresa, na qual são coordenadas pela administração de materiais, que por sua vez assume papel importante na redução de custos, melhoria da qualidade e cumprimento dos prazos de entrega. (TRIGUEIRO, 2005, p.10).

Ainda, segundo Trigueiro (2005, p.10), na gestão da área de materiais, procura-se reduziros custos de aquisição através da adoção de estratégias de suprimentos, reduzir o custo de armazenamento através da redução dos níveis de estoques e de boas negociações para redução do preço de aquisição dos produtos.

A Gestão de Materiais, segundo Slack (2002), originou-se na função de compras, em as empresas compreenderam a importância de integrar o fluxo de materiais e suas funções desuporte, tanto através do negócio como, através do fornecimento aos clientes imediatos.

Francischini (2004) define que a Gestão de Materiais é composta pela atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos a comprar até a entrega do produto terminado no cliente.

Arnold (2006) considera queadministração de materiais é uma função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais maximizando a utilização do uso dos recursos da empresa e fornecendo o nível de serviço requerido pelo cliente.

A administração de materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as...
tracking img