Teoria de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Homem em adaptação como Homem: Ser social, mental, espiritual e físico, afetado por estímulos do ambiente interno e externo
Saúde: Capacidade do individuo para adaptar-se a mudanças no ambiente.Ambiente: Forças internas e externas em um estado de contínua mudança.
Enfermagem: Arte humanitária e ciência em expansão que manipula e modifica os estímulos de modo a promover e facilitar acapacidade adaptativa do homem.

Explicando com mais detalhes...

Callista Roy trabalha com 05 elementos essenciais no seu modelo de adaptação:
A Pessoa que recebe o Cuidado de Enfermagem - Análise dapessoa de forma holística e adaptativa devido à constantes mudanças de ambientes externos e internos. E o nível de adaptação do individuo é reflexo da variação de estímulo, são eles: Estímulo Focal -enfrentam de maneira imediata a pessoa, por exemplo a dor; Estímulo Conceitual - são todos os outros estímulos do mundo interno e externo que influenciam a situação, por exemplo: idade, peso, pressãoarterial, temperatura etc; Estímulo Residual - estão presentes e são relevantes à situação incluindo a história da pessoa, por exemplo: alcoolismo, fumo. E através dos estímulos que o enfermeiro podeobservar, medir, relatar o modo adaptativo a ser aplicado; Modos Adaptativos: Fisiológico (corresponde as funções fisiológicas relacionadas ao ser: oxigenação, nutrição, eliminação etc), Autoconceito(identifica padrões de valores, crenças e emoções, exemplos: depressão, confusão de identidade), Função da Papel (Identifica os padrões de interação social da pessoa, exemplo: alteração no processofamiliar), Interdependência (identifica padrões de valor humano , de afeição, amor, exemplo: isolamento social).
Metas de Enfermagem: Promover respostas adaptativas em relação ao modos adaptativos.
AsAtividades de Enfermagem: envolve a manipulação dos estímulos de modo a promover reações adaptativas.
Saúde: é o processo de tornar-se integrado e capaz de alcançar as metas de sobrevivência,...
tracking img