Maieutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Explique o que é maieutica:
Sócrates compara seu método filosófico, a maiêutica, à arte da parteira, distinguindo-a no seguinte aspecto: “enquanto a parteira só ajuda dar a luz filhos materiais,imperfeitos e perecíveis, a maiêutica ajuda a alma a dar a luz idéias, seres perfeitos e imperecíveis. Acredita Sócrates que o homem alcançará pela maiêutica até as verdades cientificas maisdifíceis, caso seja bem conduzido.
3. Explique o método dialético dos:
Sofistas: Podemos definir " dialética" como um instrumento argumentativo que permite uma análise concreta sobre determinado discursoracional. Surgida na Grécia Antiga , tem sua origem emanada dos debates realizados na ágora na qual os cidadãos defendiam seus pontos de vista durante o período democrático. Foi amplamente utilizadapelos Sofistas e de uma maneira diferenciada, por Sócrates.
Os Sofistas, por sua vez, foram filósofos que deslocaram o foco filosófico da natureza para o homem, além de questionarem sobre dogmas atéentão considerados absolutos. Dessa maneira, preocupavam-se com as questões práticas da sociedade como, por exemplo, a forma de ascensão social pautada na natureza ou descendência dos indivíduos. Segundoesses filósofos, o direito ao poder deveria ser definido por meio das leis e costumes ( nomos) de cada espaço e região.
Platão: Para Platão a utilização da dialética levaria a ruína do conhecimento,bem como as bases de toda ação. A dialética nasce, em Platão, do embate entre a opinião, que se apóia na experiência sensível e o conhecimento científico, que se ampara na razão.

Aristóteles:Para Aristóteles, a dialética é o instrumento que se permite sustentar uma discussão sem nos contradizer. Trata-se de defender ou refutar uma determinada posição. O confronto de opiniões diferentes nospermite superar preconceitos e ilusões subjetivas. Mas a dialética também pode gerar confusão, principalmente se for utilizada indiscriminadamente ou sem preocupação em alcançar a verdade.
4....
tracking img