Mainframes x supercomputadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL 13 DE MAIO
EMIEP-ENSINO MEDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
TÉCNICO EM INFORMÁTICA



DOUGLAS DA SILVA


















MAINFRAMES X SUPERCOMPUTADORES




















Tangará da Serra – MT
2012
DOUGLAS DA SILVA



















MAINFRAMES XSUPERCOMPUTADORES





Projeto de pesquisa apresentado à professora Kelem Fabiana Casturino como requisito parcial para elaboração da monografia de conclusão de curso de ensino médio em técnico em informática tendo como orientador de conteúdo o professor Athaydes Antônio Fraga Alves.

















Tangará da Serra-MT
MAINFRAMES XSUPERCOMPUTADORES

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


Tema: Mainframes versus supercomputadores
Titulo: Mainframes X Supercomputadores
Área: Tecnológica
Local da realização: Escola Estadual 13 de Maio
Pesquisador: Douglas da Silva
Orientador: Athaydes Antônio Fraga Alves


2. INTRODUÇÃO


Os supercomputadores são máquinas capazes de realizarem um grande número de cálculos, ou seja,uma capacidade de processamento infinitamente incrível tolerando interrupções nas suas tarefas. Enquanto os mainframes não possuem uma capacidade tão grande assim de processamento, mas uma capacidade de comunicação sem tamanho suportando milhares de usuário ao mesmo tempo e podendo manter tarefas executando durante anos.
O hardware desses equipamentos são muito semelhantes, mas cada um tem suafunção à exercer, os mainframes se comunicam e os supercomputadores processam, de uma forma rústica. Mas estes tem uma coisa em comum são dificilmente invadidos por hackers ou crackers.




3. OBJETIVOS


1. OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo analisar as funções dos mainframes e dos supercomputadores, apontar suas diferenças e semelhanças, assim como também mostrar emque locais estes são mais usados dependendo das suas funções.


2. OBJETIVO ESPECÍFICO

• Mostrar suas funções;
• Mostrar suas semelhanças e diferenças;
• Verificar o tipo de hardware aplicado a cada um;


4. JUSTIFICATIVA

Este tema, mainframe X supercomputadores, foi escolhido para mostrar as diferenças entre cada um destes para um entendimento maior depessoas leigas em tal assunto, pois muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o conteúdo, porque muitas pessoas pensam que todos servem para a mesma função, somente por causa de seus componentes usados que são muito parecidos. Mas não é assim, pois cada um tem sua função.
É importante fazer esta diferença para um maior conhecimento na área, para que não reste mais duvidas nisso.




5.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



Um mainframe é um computador de grande porte, que pode ocupar espaços enormes, e esses ambientes tem de serem ambientes especiais para o funcionamento que incluem instalações de refrigeração, de tanto que podem esquentar alguns desses mainframes podem usar até mesmo refrigeração a água. As peças desses equipamentos são tão grandes que é como se você pegasse o seucomputador convencional e dividisse as partes deles e aumentasse para o tamanho de um armário, cada parte dessas. Mas diferentemente dos primeiros computadores desenvolvidos pela IBM PC que mal podiam fazer cálculos e que tinham o mesmo tamanho dos mainframes, os mainframes podem processar um grande volume de informações ao mesmo tempo, capaz de ser interligado pela rede, pode suportar milhares deusuários modificando documentos ao mesmo tempo e com uma velocidade incrivelmente rápida.
O termo mainframe significa quadro principal, que ao meu ponto de vista quer dizer que pode ser um quadro principal que gerencia o acesso de dados a todos os usuários.
Os mainframes são geralmente mais usados em: bancos, empresas de aviação, universidades, grandes centros comerciais que usam o...
tracking img