Maieutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCRATES: A MAIÊUTICA

O MÉTODO SOCRÁTICO

Para fazer esta descrição dos métodos filosóficos, vamos recorrerrer á história do pensamento filosófico, á história da filosofia.
se seguirmosatenta, embora rápidamente, a série dos métodos aplicados pelos grandes filosofos da antiguidade, da idade média e moderna, poderemos ir respingando e todos eles alguns elementos fundamentais do métodofilosófico, que resumiremos ao final desta lição.
proprialmente falando, foi a partir de Sócrates, ou seja, no século IV antes de jesus cristo em atenas, que começou a haver uma filosofia consciente desi mesma e sabedoria dos métodos que empregava. Sócratesé na realidade, o primeiro filosofoque nos fala do seu método. sócrates nos conta como filosofa.
qual é o método que Sócrates emprega? Elepróprio o denominou a maiêutica. isto não significa mais do que a interrogação. Sócrates pergunta. o método da filosofia consiste em perguntar.
quando se trata, para sócrates, de definir, de chegar áessencia de algum conceito, sai de sua casa, vai a praça pública de atenas, e a todapessoa, que passa por diante dele, chama e pergunta: " que é isto?" Assim, por exemplo, um dia Sócrates sai de sua casapreocupado em averiguar o que e a coragem, que é ser corajoso. chega á paraça pública e se encontra com um general anteniense. Então diz para si: "Aqui está; este é quem sabe o que é ser corajoso,visto que é o general, o chefe." E se aproxima o lhe diz: " que é a coragem? você que é um general do exercito ateniense, tem que saber o que é a coragem ? A coragem consite em atacar ao inimigo e nucafugir. " Sócrates coça a cabeça e lhe diz: "Essa sua resposta não é totalmente satisfatória." E lhe faz ver que muitas vezes nas batalhas os generais ordenam ao exercito retroceder para atrair oinimigo a uma determinada posição e nessa posição lhe cair em cima e destruí-lo. Então o general retifica e diz: " Bem, você tem razão." E dá outra definição; e sobre esta segunda definição Sócrates...
tracking img