Magna carta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Magna Carta

A Magna Carta (significa "Grande Carta" em latim), cujo nome completo é Magna Charta Libertatum seu Concordiam inter regem Johannen at barones pro concessione libertatum ecclesiae etregni angliae (Grande Carta das liberdades, ou Concórdia entre o rei João e os Barões para a outorga das liberdades da Igreja e do rei Inglês), é um documento de 1215 que limitou o poder dos monarcasda Inglaterra, especialmente o do Rei João, que o assinou, impedindo assim o exercício do poder absoluto. Resultou de desentendimentos entre João, o Papa e os barões ingleses acerca das prerrogativasdo soberano. Segundo os termos da Magna Carta, João deveria renunciar a certos direitos e respeitar determinados procedimentos legais, bem como reconhecer que a vontade do rei estaria sujeita à lei.Considera-se a Magna Carta o primeiro capítulo de um longo processo histórico que levaria ao surgimento do constitucionalismo.

Naquela época existiam guerreiros, nobres e duques que juravam defendera majestade a qualquer preço: “Eles morriam, literalmente, pelo seu senhor. Isso formou uma casta guerreira muito interessante. Mas na Inglaterra essa classe vai se rebelar contra o rei por conta desuas arbitrariedades”

No século XIII, Ricardo Coração de Leão, um duque francês, dominava a Normandia e, com a guerra, ampliou o controle sobre regiões francesas e inglesas. Ele liderou umexército que seguiu  para Israel: “Ricardo Coração de Leão não precisava, ele tinha dois ducados, um condado e uma série de intervenções. Era um psicopata que trucidou uma população que hoje é o territóriode Israel. Ricardo custou uma fortuna porque uma guerra é cara”, explicou Manoel Affonso.

Ricardo Coração de Leão morre numa batalha e o irmão dele, João Sem Terra, se torna rei. Os ingleses nãoaguentavam mais pagar com impostos as guerras de seu antecessor, mas João Sem Terra assume o trono e, mesmo num cenário de descontentamento, continua a extorquir impostos da nobreza.

“Essa...
tracking img