Magna carta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos Humanos



A Magna Carta foi criada para os ingleses ou declara e considerada universal? Justifique sua resposta.

"Redigida em Latim bárbaro, a Magda Carta Libertatum seu Concordiaminter regem Johannen at barones pro concessione libertatum ecclesiae et regni angliae (Carta Magna das liberdades, ou Concórdia entre o Reti João e os Barões para a outorga das liberdades da Igrejae do rei inglês) foi a declaração solene que o rei João da Inglaterra, dito João Sem-Terra, assinou, em 15 de junho de 1215, perante o alto clero e os barões do reino. Outorgada por João sem Terra em15 de Junho de 1215, e confirmada; seis vezes por Henrique III; três vezes por Eduardo I; catorze vezes por Eduardo III; seis vezes por Ricardo II; seis vezes por Henrique IV; uma vez por HenriqueV, e uma vez por Henrique VI. Inglaterra."

A Magna Carta teve grande importância na evolução dos direitos fundamentais, porque foi o primeiro documento a ter os direitos do homem reconhecidosformalmente. Tal reconhecimento de direitos importa em uma limitação de poder, e principalmente em uma definição de garantias especificas em caso de sua violação. A Magna Carta, embora não se possa dizerque suas normas se constituíram numa afirmação de caráter universal, é considerada como antecedente direto mais remoto, das Declarações de Direitos, cuja consagração como direitos fundamentais,demorou ainda alguns séculos.
Apesar de Magna Carta ter sido o marco inicial das declarações ela foi criada para atender as necessidades locais de um povo, quais sejam, dos bispos, dos barões, daburguesia e do alto clero inglês.
Nota-se que a Magna Carta aponta a judicialidade ,  um dos princípios do estado de direito. De fato, ela exige a aprovação do juiz relativamente à prisão do homemlivre. Onde atualmente, este documento é visto como uma das pedras básicas para a fundação da moderna democracia pelos seus parágrafos ou pontos que dizem , mas não pode ser considerada de utilidade...
tracking img