magna carta

Páginas: 2 (491 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
FACULDADE ANHANGUERA











FONTES E ANTECEDENTES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: MAGNA CARTA








Fontes e Antecedentes dos Direitos Fundamentais
Durante os períodos daantiguidade e idade média onde a forma de governo era a Monarquia Absolutista, o povo era submetido aos poderes e decisão de um único individuo, o rei. Ele era responsável por criar e revogar leis, fazerbem feitorias nas áreas de seus reinos, definiam os tributos a serem pagos, além de julgar e condenar seus súditos como lhe convinha. Seu poder era absoluto e inquestionável, e o poder era passado depai para filho, não necessitando da aprovação do povo (SOUZA 2013).
Uma das principais monarquias do mundo civilizado da idade média era a da Inglaterra, seus reis viviam em constantes conflitos comoutras monarquias, com a da França. Devido a estas constantes contendas militares, altos impostos e a autoridade fraca do Rei João, gerou-se uma revolta entre os nobres contra seu governo. Devido aesta pressão o Rei João foi obrigado a assinar um acordo conhecido como Magna Carta Libertatun (REFERENCIA).
A Magna Carta Libertatun que em latim significa “Grande Carta das Liberdades” foi redigidaem 21 de junho de 1215 pelo Rei João, o Papa e os Barões da Inglaterra, ela serviu para definir e impor limites aos poderes da monarquia definindo assim os princípios do estado de direito(REFERENCIA). A Magna Carta, como ficou conhecida, foi à peça básica da nova constituição inglesa, ela não tinha o objetivo de criar direitos e deveres para todos os seres humanos, pois era focada principalmenteno direito dos ingleses e consiste na enumeração de regras e garantias a todos os súditos da monarquia. A Magna Carta possuía sessenta e três clausulas, e fez com que o rei renunciasse a alguns deseus poderes e aceitasse determinados procedimentos legais (FERREIRA FILHO 2012).
Algumas das leis definidas na Magna Carta ainda são utilizadas por diversos tipos de governos inclusive na atualidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Magna carta
  • Carta magna
  • Magna Carta
  • A magna carta
  • Carta magna
  • Carta magna
  • Magna Carta
  • Magna carta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!