Madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Desde o aparecimento do homem sobre a terra até aos nossos dias, a técnica e a arte de trabalhar a madeira tem evoluído desde o processo manual e primitivo, até à vasta e engenhosa indústria moderna.
A madeira esteve sempre  ao alcance do homem desde os tempos mais antigos. Foi um dos primeiros materiais utilizados pelo homem para sua defesa (como arma ou fazendo parte dela) parase aquecer, cozinhar, para a iluminação, nos primeiros abrigos, nas primeiras jangadas e barcos...,dentre outros. A evolução traz novos materiais, mas a madeira e seus derivados continuam a ser muito usados. A madeira é em grande parte a responsável pelo avanço da Civilização, sobretudo, porque é através dela que se obtém o papel.

1-MADEIRA
A madeira é um dos produtos mais valiosos que asárvores oferecem. Constitui a maior parte do tronco arbóreo, que se compõe de duas porções fundamentais: uma viva e externa, o alburno, outra morta e interna, o cerne. Sob o aspecto comercial, entretanto, a madeira propriamente dita é somente o cerne, em virtude das suas qualidades de resistência, durabilidade e beleza.

1.1-TIPOS DE MADEIRA
1.2-Amapá: madeira de peso médio e fácil de trabalhar.Parecida com caixeta, só que bem mais firme.
1.3-Andiroba: madeira pouco pesada, razoavelmente estável e boa de trabalhar; da mesma família do mogno e parecida. Usada para substituir mogno. Moderadamente resistente. Uso: estacas marítimas; pontes, obras imersas em ambiente de água doce, postes, dormentes ferroviários; estrutura pesada de construção civil; embarcações (quilhas, convés, costado,cavernas); cabos de ferramentas; cutelaria; caibros, ripas, esquadrias de portas, lambris, venezianas, batentes, caixilhos, rodapés, etc. Sua madeira é de coloração pardo-avermelhada até uma tonalidade bem escura, de superfície irregularmente lustrosa e áspera. Textura variando de fina a média, grã geralmente direita, podendo eventualmente apresentar-se ondulada. Sem cheiro ou sabor perceptível. Émadeira de média trabalhabilidade, fácil de laminar e com ligeira tendência a rachar com pregos.
1.4-Pinho: tem cor amarelo-clara, é moderadamente dura e pesada, é fácil de trabalhar e aplica-se na fabricação de mobiliário, construção civil, fabrico de aglomerados e carpintaria.
1.5-Mogno: usada na construção naval, decoração, interior, exterior, contraplacados, marcenaria, caixotaria, compensados,esquadrias, embarcações leves, instrumentos musicais, etc. Cerne de coloração pardo-avermelhada ao castanho claro, escurecendo para um castanho uniforme e intenso. Superfície brilhante, textura média e uniforme, lisa, sem cheiro distinto. Possui baixa retratibilidade e peso específico e resistência mecânicas médias. Madeira fácil de trabalhar, com a obtenção de superfícies lisas na maioria dasoperações com máquinas.
1.6-Ipê: altamente resistente a fungos e cupins. Uso: construção civil e naval, dormentes, móveis de luxo, objetos torneados, tacos, assoalhos, cabos de talheres, instrumentos musicais, portas, molduras de janelas, etc. Cerne pardo-acastanhado ou pardo-claro, geralmente uniforme, sendo comum apresentar reflexos esverdeados. Superfície pouco lustrosa, medianamente lisa ao tato;textura de fina a média, uniforme; cheiro imperceptível. A madeira é muito pesada e dura, com alta resistência mecânica e baixa retratibilidade volumétrica. É resistente ao ataque de insetos e ao apodrecimento.
1.7-Jatobá: muito resistente a fungos e cupins. Uso: construção civil, estacas, carroçaria, postes, tonéis, dormentes, móveis finos, laminados, assoalhos, tanoaria, vigamentos, cabos deferramentas, arcos de instrumentos musicais, construção de pianos, compensados, etc. Superfície pouco lustrosa, textura lisa a grossa, grã normalmente reversa. Gosto e odor indistintos. A madeira de Jatobá pode ser classificada como de alto peso específico, baixa retratibilidade e alta resistência mecânica. Possui alto peso específico, baixa retratibilidade e alta resistência mecânica. Difícil a...
tracking img