Ford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ford Motor Company:
Iniciativas Six Sigma racionalizam operações
Resumo
A Ford Motor Company, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, trabalha com a Penske em diversas iniciativas Six Sigma. Como fornecedora líder de logística (LLP – Lead Logistics Provider), a equipe de qualidade da Penske foi treinada nas práticas Six Sigma e trabalha bem próxima à Ford para racionalizar asoperações e criar e manter uma rede logística mais centralizada. Juntos, eles descobriram diversas áreas onde era possível diminuir os custos através da redução de discrepâncias do fluxo entrante, eliminação de custos “premium” desnecessários e redução de preços altos nos transportes. Além disso, a Penske implementou procedimentos de responsabilização e tecnologias avançadas de gestão logística paraobter uma visibilidade mais abrangente da rede de abastecimento.

Desafios

Soluções/resultados

§

Criar, implementar e operar a rede de logística centralizada da Ford. Racionalizar as operações de fornecedores e transportadoras e alcançar melhor desempenho e controle. Fornecer à Ford visibilidade em tempo real da cadeia de abastecimento e financiamento.

§

§

§

A Penskeestabeleceu 10 centrais de distribuição de pedidos (ODCs – Order Distribution Centers) e consolidou as cargas para as fábricas. Aproximadamente 1200 caminhões por dia levam e trazem cargas às ODCs, sendo que a maioria dos caminhões opera a 95% de sua capacidade. A Penske reduziu os estoques da fábrica em 15%. A Penske treinou mais de 1500 fornecedores em um conjunto uniforme de procedimentos e tecnologiaslogísticas. Exigências rigorosas e um sistema de avaliação de transportadoras foram implementados para medir o desempenho das transportadoras. A Penske implementou procedimentos de controle rigorosos e tecnologias de gestão logística avançadas para aumentar a visibilidade em tempo real das entregas, programação de entregas e produtividade. Foi elaborado um novo sistema de faturamento de fretes paracoletar imediatamente os custos de logística.

§

§

Introdução
Atualmente, a Ford possui e produz automóveis sob seis grandes marcas: Ford, Lincoln, Mercury, Mazda, Jaguar, Land Rover, Aston Martin e Volvo. A Ford mantém uma das redes de fabricação, transporte e distribuição mais complexas do setor automotivo. A Penske Logistics começou o seu relacionamento com a Ford como fornecedoralíder logística (LLP) na fábrica de Norfolk, na Virgínia. Naquele tempo, cada uma das 20 fábricas norte-americanas administrava

suas próprias operações logísticas. A abordagem descentralizada proporcionava controle total de logística na fábrica, mas causava redundâncias custosas na movimentação e transporte de matériasprimas. A Ford fez estudos para determinar os benefícios da transição de umaabordagem descentralizada para um centralizada. A decisão ficou aparente rapidamente: a centralização das operações logísticas aumentaria a velocidade e a visibilidade da rede em todo o mundo, além de reduzir os custos da cadeia de abastecimento. Pouco depois, a Ford escolheu a Penske como sua LLP norte-americana. O contrato era para que a Penske centralizasse e administrasse toda a movimentação dofluxo entrante de matérias-primas em 19 montadoras e sete instalações de estampagem.

Consolidação das operações logísticas
A Penske elaborou imediatamente um programa de transição logística agressivo para a Ford. A Penske forneceria à Ford um ponto de contato único para todas as operações logísticas. Trabalhando com as fábricas individualmente e com a diretoria empresarial, a Penske estabeleceuuma linha base das operações naquele momento e delineou as soluções propostas. O novo programa logístico estabeleceria uma Central Logística da Penske que teria as seguintes funções:

§ § § §

Otimização da rede – Implementar uma estratégia de fluxo entrante de matérias-primas mais eficiente usando as centrais de distribuição (ODCs) Gestão de transportadoras e fretes “premium” – gerenciar...
tracking img