Mrk nescau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Achocolatados


Quando você deseja beber um leite com sabor de chocolate, há duas soluções: comprar a bebida previamente feita ou você mesmo prepará-la. Para uma comparação mais realista dos achocolatados em pó, fizemos alguns ensaios com o produto já preparado. O valor de referência para os cálculos foi de 200 mililitros de leite longa vida integral, adicionado da quantidade de produtorecomendada pelo fabricante.

Houve outras análises, além das mencionadas a seguir, como volume, peso, número de copos por embalagem, gordura, proteínas e umidade. No entanto, indicamos aqui apenas as principais e com resultados mais relevantes.

Valor calórico por copo – o cálculo das calorias dos pós foi acrescentado pelas do leite longa vida integral (120 quilocalorias).

Cacau – A análise deteobromina (substância característica do cacau), que pode nos indicar a quantidade de cacau existente. Não há nada na legislação que delimite uma quantidade mínima de cacau, deixando o fabricante à vontade para colocar quanto quiser.

Açucares – Calculamos a quantidade adicionada de açúcar, sabendo que os achocolatados prontos já contêm lactose, açúcar natural do leite. Assim como no cacau, essecritério é outro item não previsto pela legislação.

Higiene -Pesquisamos os microrganismos indicadores das condições de conservação e de processamento do produto, assim como os patogênicos. Não nos limitamos aos previstos na legislação.

Rotulagem – Na nossa apreciação levamos em conta as informações obrigatórias por lei e outras de interesse para o consumidor.

Degustação – Todos osachocolatados em pó foram preparados de acordo com as instruções dos rótulos. Como não era sugerido um tipo de leite para ser misturado ao produto, utilizamos em todos os casos leite longa vida integral da mesma marca e do mesmo lote.


Com pouco cacau e muito açúcar

Testamos alguns produtos em pó e seis já prontos para beber.

Encontramos pouco chocolate para muitas calorias

Para você fazeruma escolha consciente na hora de comprar um achocolatado em pó ou líquido, avaliamos os onze produtos mais encontrados no mercado. Constatamos que o teor de cacau nas bebidas chega a ser quase sete vezes menos do que a quantidade de açúcar.

Não esquecemos também de valorizar o seu paladar e o seu bolso. Ao pesquisar os preços, vimos que, se procurar bem, você pode comprar dois produtos de umamesma marca pelo custo de um.

Volume e Peso real só beneficiam

Começamos o nosso teste analisando o peso ou o volume dos produtos. Em todos os achocolatados testados foram encontradas quantidades sempre iguais ou até superiores às indicadas.

Avaliamos ainda o número de copos que se podem preparar por embalagem, informação que não aparece nos rótulos. Os fabricantes dos pós recomendamsempre a mesma dosagem (25 gramas por copo). Dessa forma, os achocolatados de 400 gramas podem produzir 16 copos e os de 500 gramas, 20. No teste seguinte, foi medido a quantidade de calorias por produto. Nos achocolatados em pó, os valores obtidos quase não variaram, sendo 211 ou 221 quilocalorias.


Menos cacau do que o esperado

Em seguida, avaliou-se o teor de cacau contido nos produtos. Ospós com sabor de chocolate contêm, em média, cerca de 12% de cacau, mas a quantidade fica reduzida após o preparo.

Os valores encontrados após o preparo variaram entre 2,1% (Mágico) e 3,7% (Nesquik). A quantidade de cacau nos produtos já prontos é maior, mas ainda não chega a 5% ( a média é de apenas 3%). Os valores variaram entre 1,8% (Choco Milk) e 4,1% (Nescau).Descobrimos uma média de cacaumais elevada em alguns achocolatado


Açúcar em doses exageradas

Na análise posterior medimos os açúcares adicionados em cada produto, que, em grandes quantidade, podem provocar problemas como obesidade e cáries. Registramos apreciações negativas (-) em todas as marcas de achocolatados em pó. A quantidade de açúcar chega a ser dez vezes maior do que a de cacau. Portanto, você não precisa...
tracking img