Concreto protendido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Protensão é o processo pelo qual se aplicam tensões prévias ao concreto, segundo o dicionário Aurélio.
No entanto o significado é bem mais amplo, e o efeito da protensão pode ser aplicado aos mais diversos tipos de estruturas e materiais.
De acordo com alguns autores protensão é um artifício que consiste em introduzir numa estrutura um estado prévio de tensõescapaz de melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob diversas condições de carga. A ideia da protensão (ou pré-tensão) é muito antiga e consiste basicamente em fornecer a um elemento estrutural, esforços iniciais contrários àqueles que surgirão com a aplicação de cargas a este elemento.
O princípio da protensão pode ser melhor entendido através do exemplo clássico de como funciona aprotensão.
Quando se quer colocar vários livros na estante, aplicamos forças horizontais comprimindo-os uns contra os outros a fim de mobilizar as forças de atrito existente entre eles e forças verticais nas extremidades da fila, e assim, conseguirmos colocá-los na posição desejada. Tecnicamente o concreto protendido é um tipo de concreto armado no qual a armadura ativa sofre umpré-alongamento, gerando um sistema autoequilibrado de esforços (tração no aço e compressão no concreto). Essa é a diferença essencial entre concreto protendido e armado. Deste modo o elemento protendido apresenta melhor desempenho perante as cargas externas de serviço.














































1-A HISTORIA DO CONCRETO PROTENDIDO NO BRASIL
NoBrasil, esse sistema construtivo tardou a chegar. A historia do concreto protendido no Brasil deve ser dividido em pós-tração e pré-tensão, pois essas duas modalidades entraram no país em épocas distintas e em condições diversas.

1.1-PÓS-TRAÇÃO
A pós-tração, foi à primeira modalidade introduzida no Brasil, onde a protensão nos cabos é feita após a cura do concreto e a primeira obra emconcreto protendido do Brasil, foi executada no Rio de Janeiro, com a utilização do sistema Freyssinet, tendo materiais como o aço, as ancoragens, equipamentos e até mesmo projetos importados da França. Notamos que a pós-tração quando a protensão é aplicada após o endurecimento do concreto. O procedimento mais comum para vigas e lajes consiste em posicionar, durante a montagem da forma, as bainhas deprotensão. Após o endurecimento do concreto os cabos são passados pelo interior das bainhas e a protensão é aplicada. O próprio concreto serve como reação (apoio) para o macaco hidráulico, e por isto é necessário que já tenha atingido uma resistência suficiente quando do tracionamento dos cabos. Vale ressaltar que posteriormente deve-se injetar nas bainhas um material com a função de proteger aarmadura, podendo ser calda de cimento, no caso de armaduras aderentes, ou graxas, no caso de armaduras não aderentes.


1.2-PRÉ-TENSÃO
A aplicação da pré-tração no Brasil começou cinco anos depois da pós-tração. Vale lembrar que o Brasil foi o primeiro a produzir peças de concreto protendido de fio aderente, onde hoje e denominado de pré-tração. Pré-tração designa o método de protensão pelo qualo concreto é lançado após o tracionamento da armadura. Os cabos são protendidos e fixados temporariamente em encontros externos à forma da peça. Posteriormente, o concreto é lançado e, atingindo certa resistência, dá condição para que os cabos sejam cortados. Assim os esforços são transferidos da armadura para o concreto. A pré-tração é utilizada, principalmente, na fabricação de peçaspré-moldadas.

2-PROTENSÃO APLICADA AO CONCRETO

O artifício de protensão tem importância particular no caso do concreto, pelas seguintes razões:

a) O concreto é um dos materiais de construção mais importantes. Seus ingredientes são disponíveis a baixo custo em todas as regiões habitadas na terra.
b) O concreto tem boa resistência à compressão.
c) O concreto tem pequena resistência à...
tracking img