Macroenomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Cite os principais elementos que influenciam a oferta e explique de que forma tais elementos atuam sobre ela.
R. Os principais elementos que influenciam a oferta são:
Preço do bem: É fator mais importante. Preço e quantidade são diretamente relacionados. Se o preço for alto os empresários tendem a ofertar uma maior quantidade, ao contrario se o preço for baixo a quantidade será menor.Custo de produção: O custo de produção ao ser modificado provoca um deslocamento da curva de oferta. Se houver um aumento no custo de produção a curva de oferta se deslocara para cima e para esquerda [redução na oferta]. Ao contrario se houver uma diminuição no custo de produção, a curva de oferta se deslocará para a direita [aumento na oferta].
Concorrência: O numero de empresas no mercadoinfluencia na oferta porque quando maior o numero de empresas no mercado maior será a oferta de produtos. Assim na medida que novas empresas entram no mercado a curva de oferta se desloca para a direita e a preços constantes a quantidade que será ofertada será menor. Com a saída de empresas ocorrera o contrario, diminuição na oferta e deslocamento da curva para a esquerda.
Tecnologia: A possibilidadede se adotar uma tecnologia mais aprimorada gera um aumento na oferta. Quando se troca equipamentos antigos por outros mais modernos e sofisticados, no mesmo período de tempo, a produção aumentará. Por outro lado quando os equipamentos se tornarem obsoletos e desgastados a produção tende a diminuir.
2. Cite os principais elementos que influenciam a demanda e explique de que forma tais elementosatuam sobre ela.
R. Os principais elementos que influenciam a demanda são:
Preço do bem: É fator mais importante. Preço e quantidade são inversamente relacionados. Ou seja um aumento no preço corresponde a uma diminuição na quantidade procurada e uma diminuição no preço um aumento na quantidade procurada, supondo os demais fatores constantes.
Renda do consumidor: Existe uma relação crescente edireta entre a renda e a demanda de um bem. Quando a renda cresce, a demanda do bem deve aumentar. Ou seja, o individuo ficando mais rico vai desejar aumentar seu padrão de consumo e, portanto demandará maiores quantidades de bens. Ao contrario, quando a renda diminui, a demanda deve diminuir.
Gosto, Preferência e Hábitos do consumidor: O gosto, a preferência e hábitos do consumidor influenciamna quantidade comprada dos bens. Assim se houver uma campanha publicitária incentivando o consumo de determinado produto haverá um aumento na demanda e um deslocamento na curva para a direita. Se por qualquer motivo, ocorrer uma diminuição na preferência, ocorrera o inverso, ou seja diminuição na demanda e um deslocamento na curva para a esquerda.
Preço de outros bens: Substitutos e Benscomplementares: Bens submetidos ou concorrentes são aqueles que o consumo de um bem substitui o consumo de outro bem. Bens complementares são aqueles que são consumidos conjuntamente. Bens substitutos: se houver um aumento do preço da manteiga, ocorrerá COETERIS PARIBUS, diminuição da quantidade o que provavelmente provocará aumento no consumo de margarina. Bens Complementares [café e açúcar]: se houverum aumento no preço do café ocorrera COETERIS PARIBUS, diminuição da quantidade o que provavelmente provocara diminuição no consumo de açúcar. Assim os aumentos nos preços da manteiga e do café provocaram alterações na demanda de margarina e açúcar.
9. O que deverá ocorrer com a quantidade demandada de um bem se sua elasticidade-preço da procura for igual a 2 e seu preço aumentar 20%.
R. Deacordo com a fórmula da elasticidade o preço da procura pode ser escrita como
Ed = variação percentual na quantidade demandada
mudança percentual no preço
O aumento de preço de um bem faz aumentar a quantidade procurada de outro, um bem substituto. Temos uma demanda 40% menor.
11. Partindo de uma situação inicial de equilíbrio, o que deverá ocorrer com o preço e a quantidade transacionada...
tracking img