Machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MachadBiografia
Machado de Assis

Cólegio Germinare

Israel Cavalcanti Casari Rodrigues nº 17 6 ano B

ABREU, Modesto de. Machado de Assis. Rio de Janeiro: Norte, 1939. 86 p. Contém: um Intróito. Três partes: o homem; O escritor; Inéditos e omitidos; 9 capítulos na 1ª parte: 1. O filho do pintor - de - liso 2. O enteado de Maria Inês 3. O menino de escola 4. O caixeiro de papelaria 5. Osacristão 6. O aprendiz de tipógrafo 7. O revisor de provas 8. O jornalista 9. O funcionário público; 2ª parte: os gêneros, 7 capítulos: 1. O romancista 2. O novelista 3. O cronista 4. O crítico 5. O comediógrafo 6. O poeta 7. O epistológrafo; 3ª parte: 8 capítulos: 1. Queda que as mulheres têm para os tolos 2. Os versos íntimos 3. Virginius 4. Hino do cristão 5. Lua da estiva noite 6. Um soneto emfrancês 7. Soneto circular 8. Soneto a Ernesto Cybião ;o soneto “Réfus” , com tradução de Modesto de Abreu, intitulado “A recusa”. No propósito do autor, o livro objetiva “ meditar e interpretar toda a vasta obra de Machado de Assis, através de trinta volumes que na verdade valem quantitativamente pelo dobro; comparar e comentar as obras e os opúsculos a que a complexa obra deu causa; reconstituire explicar os episódios mais característicos da sua vida pública e particular “( p.9) . Esgotado. Disponível para consulta na biblioteca da Academia Brasileira de Letras
ALMEIDA, Heloísa Lentz de. A vida amorosa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Central, 1939. 94 p. Contém: foto de D. Carolina, logo após o casamento; foto de Machado de Assis aos 24 anos; 7 capítulos que objetivam ser, naspalavras da autora, “ uma espécie de filmagem dos perfis femininos que, profunda ou superficialmente, impressionaram o nosso maior romancista” ( p. 94). Apóia - se em notícias de jornais, em obras do autor e “na complacência de muitos amigos do casal Machado de Assis” (p. 94). Esgotado. Disponível para consulta na biblioteca da Academia Brasileira de Letras.
BARBOSA, Francisco de Assis. Machado deAssis em miniatura. São Paulo: Melhoramentos, 1957. 64 p. Contém: retrato de Machado de Assis; Advertência; 15 capítulos: 1. O menino diabo 2. Aprendiz de tipógrafo 3. “Mon cher Machado” 4. Na barricada 5. Núpcias 6. Plena ascensão 7. A pedra no meio do caminho 8. O Quebra- Nozes 9. Senhor Diretor 10. A bota parlamentarista 11. Democracia nas Letras 12. Espinhos 13. O beijo da posteridade 14. Aconsagração póstuma 15. Roteiro machadiano; Obras editadas em vida; Obras de publicação póstuma. Objetiva, segundo o autor, “ recompor a fisionomia moral e intelectual do criador de Dom Casmurro”. O roteiro é seletivo: registra 39 obras sobre o escritor. Esgotado. Disponível para consulta na biblioteca da Academia Brasileira de Letras.
BELLO, José Maria. Retrato de Machado de Assis. Rio de Janeiro:A Noite, 1952. 319 p. Contém: 1 prefácio ; 12 capítulos: 1. Tomada de contato 2. Infância e adolescência 3. Ascensão 4. O homem e o meio 5. O duplo Machado de Assis 6. Poesia e teatro 7. Folhetim e crítica 8. Do romantismo ao humorista 9. Influências filosóficas 10. A trilogia 11. Os últimos romances e os contos 12. Discursos e correspondência. Estilo e ironia de Machado de Assis. Esgotado.Disponível para consulta na biblioteca da Academia Brasileira de Letras.
FONSECA, Manuel José Gondim de. Machado de Assis e o hipopótamo. Uma revolução biográfica. 6.ed. e última, de tiragem limitada. Rio de Janeiro: São José, 1974. 328 p. Contém: ilustração iconográfica; fac-similes de documentos ligados à árvore genealógica do escritor; Prefácio; três partes; Anexos. 1ªa parte ( 1839-1853): 4capítulos, sem título. 2ª parte ( 1854- 1869): 5 capítulos, sem título; 3a. parte ( 1870-1908): 5 capítulos, sem título. Anexos: 1. Nota (Cronologia de fatos importantes no Brasil e alhures ocorridos durante a vida de Machado de Assis”, nenhum deles relacionado diretamente ao escritor. 2. Cronologia 3. Machado e a lenda 4. A mãe de Machado de Assis. 5. Os padrinhos de Machado de Assis 6. Efemérides...
tracking img