Ludico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Bruna Fernanda de Souza RA 62866
Nadia Jussara da Conceição RA 64899


Resumo:
Referenciando-se em renomados autores, como Vygostsky, Piaget, Kishimoto, Luckesi, Santos, Feijo, Sneyders, entre outros que abordam a influencia do trabalho lúdico na formaçãointegral da criança. Esse artigo tem por finalidade oportunizar ao educador a compreensão da importância das atividades lúdicas na educação infantil. Pois o lúdico é um processo complexo e amplo, que se usado de forma planejada em sala de aula, fará grande diferença no ensino aprendizagem, ajudando na socialização entre os educandos, fazendo com que vivenciam situações de colaboração, trabalho em equipee respeito.

Palavras-chave
Ludicidade. Desenvolvimento. Brincadeiras.

O lúdico
A palavra lúdico se origina do latim ludus que significa brincar. De uma maneira geral refere à brincadeira e a questão simbólica nela envolvida.
Se levássemos em conta só sua origem do termo lúdico, estaríamos se referindo apenas ao jogar, ao brincar, em nossas pesquisas verificamos que o lúdico não se resumeapenas a isso, é também jogo, musica, arte, expressão corporal, desenho, leitura, softwares educativos, teatro, de fantoches, ou seja, atividades que mantem a espontaneidade das crianças, enfim toda e qualquer animação que tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem a pratica.
Segundo Luckesi (2000) o que caracteriza o lúdico “é a experiência de plenitude que ele possibilita a quem ovivencia em seus atos” (p. 96).
A ludicidade como um estado de inteireza, de estar pleno naquilo que faz com prazer está presente em diferentes situações de nossas vidas, sendo que o importante na atividade lúdica para as crianças é o momento vivido, que lhe proporciona momentos de interação com o outro e consigo mesma, de faz-de-conta e de realidade, de significação, ressignificação eaprendizagem.
O lúdico permite uma visão mais ampla do mundo, por meio de descobertas e criatividade a criança se expressa , analisa, critica e constrói seu próprio “eu”.
Por meio das atividades lúdicas podemos conseguir uma educação de qualidade, que possa ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, especialmente às da faixa etária de 0 a 6 anos de idade, considerada essa fase importantepara o desenvolvimento futuro do ser humano (BENITEZ, 2008).
É muito importante aprender com alegria com vontade. É isso que a atividade lúdica nos proporciona uma nova forma de ensinar, levando a criança o prazer de aprender através de todas as atividades que compõem o lúdico. Brincando, a inteligência e a sensibilidade estão da criança estão sendo desenvolvidas.
Uma questãopreocupante relacionada ao lúdico esta na formação dos professores, pois estes não aprendem a ludicidade de uma forma mais abrangente e como a maioria dos estudantes de pedagogia acham que o lúdico é apenas “brincar” e não precisa ter um direcionamento ou embasamento teórico, isso foi o que nos levou a escrever um artigo sobre o assunto, tanto para que possamos nos aprofundar nessa metodologia, quantopara que pudéssemos contribuir com os educandos nessa complexa e também prazerosa função de educar.
O assunto ludicidade tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo a essência da infância e seu uso permitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
As atividades devemestar centradas nos interesses das crianças e organizadas de modo a respeitar de realização de cada uma delas.
É relevante o professor resgatar o “lúdico” no contexto escolar, de modo que esse processo trabalhe com a diversidade cultural e desperte a vontade e aprender de cada uma das crianças em grupo ou individualmente.
Para que a educação lúdica obtenha excelentes resultados na educação é...
tracking img