Ludico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DO LITORAL DO PARANÁ – ISULPAR


















A ATIVIDADE LÚDICA COMO FATOR MOTIVACIONAL NO TRABALHO
















PARANAGUÁ
2012














A ATIVIDADE LÚDICA COMO FATOR MOTIVACIONAL NOTRABALHO








Atividade apresentada ao curso de Pós-Graduaçao
em Pedagogia Empresarial do Instituto
Superior do Litoral





Paranaguá
2012


02
Introduçao


O brincar é uma forma de experimentação, onde inúmeras descobertas são feitas, sozinhas ou não, quando se brinca, está explorando uma variedade de possibilidades de ampliar suas experiências. Os jogos ebrincadeiras se mantém, como práticas culturais e tem caráter formador do individuo. Ao brincar estamos construindo nosso próprio conhecimento e aprendendo a interagir.
A organização também faz parte da aprendizagem dentro do âmbito do trabalho, quando se está brincando organizamos atividades dentro da brincadeira como: quem vai começar, quem irá ser os personagens, onde e quando irão brincar, elatambém cria noção do tempo e espaço, já que toda brincadeira tem um determinado tempo para começar e acabar acontecendo em um local especifico. O brincar traz benefícios na saúde física, intelectual e emocional, e tem papel importante no desenvolvimento do ser humano.
A atividade lúdica aliada ao setor empresarial não pode ser encarado como uma prática que traz desorganização, ou um modo deentretenimento, para Piaget (1967) " o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral."
A palavra lúdico vem de origem latim "ludus" que significa: jogo.
A linguagem corporal tem importante função na formação das habilidades motoras, as atividades lúdicas trazem benefícios como ointeresse e prazer em aprender.
As situações lúdicas podem estar num ato de jogar ou em uma brincadeira como: cantar, desenhar, dançar, representar, imitar e etc.
Desde a antiguidade as situações lúdicas já faziam parte da vida das crianças, é claro que com brincadeiras mais simples como: adivinha quem é, gosta desse, cirandas e etc, mas foi na era do romantismo que ela passou a ser considerada comoexpressão da criança, também foi nesta época que surgiram propostas pedagógicas com o uso de brinquedos e jogos como o: Montessori.

03
A ATIVIDADE LÚDICA COMO FATOR MOTIVACIONAL NO TRABALHO


Quando uma atividade lúdica é proposta dentro da empresa, ela ajuda a desenvolver o a sociabilidade e melhorar o emocional do funcionario, principalmente quando exige seu raciocínio, sua lógica.
Paraque situações lúdicas ocorram, não é preciso um enorme espaço, ou brinquedos que custem caro, a brincadeira pode ser adaptada ao espaço que se possui, e a estrutura desse espaço pode ser bem aproveitada pelo colaborador, como por exemplo, as paredes e o chão com colagem de figuras, os brinquedos também podem ser confeccionados com materiais recicláveis, como garrafas que poderão ser transformadasem carrinhos e rolinhos de papel higiênico em telefone sem fio.
As cadeiras em que os funcionários costumam ficar horas e horas não são nada confortáveis, e ter que permanecer ali, não é algo agradável se não existir de alguma forma uma via de ligação com suas atividades prediletas.
Nas atividades lúdicas existem regras, limites, adequações, objetivos, imposições, improvisação, e etc, tambémagregam valores como: convivência, amizade, respeito, colaboração, compreensão, solidariedade, generosidade, humildade, união, otimismo, relevância, obediência e etc.
Iremos colocar algumas brincadeiras que podem ser trabalhadas dentro da empresa.
Adivinhe com quem está o patinho?
Desenhe e recorte em uma cartolina um pato de 10 cm aproximadamente.
Forme uma fila sentados no chão, peça aos...
tracking img