lucro real e lucro presumido

Páginas: 25 (6012 palavras) Publicado: 11 de janeiro de 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SANTA HELENA DE GOIÁS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
OPÇÃO TRIBUTÁRIA ENTRE LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO, COM FOCO NOS IMPOSTOS IRPJ E CSLL NA EMPRESA ELETROSOLDA MÁQUINAS E FERRAMENTAS LTDA EM RIO VERDE ENTRE 2008 A 2013
NAYARA VIEIRA SOUSA
ORIENTADOR
ALEXANDRO LEONEL LUNAS

SANTA HELENA DE GOIÁS
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁSUNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SANTA HELENA DE GOIÁS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
OPÇÃO TRIBUTÁRIA ENTRE LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO, COM FOCO NOS IMPOSTOS IRPJ E CSLL, NA EMPRESA ELETROSOLDA MÁQUINAS E FERRAMENTAS LTDA EM RIO VERDE ENTRE 2008 A 2013
Projeto apresentado no Curso de Administração como parte da formação acadêmica e requisitos para a apresentação da banca de qualificação.
NAYARA VIEIRA SOUSAORIENTADOR
ALEXANDRO LEONEL LUNAS

SANTA HELENA DE GOIÁS
2014
SUMÁRIO

1 TÍTULO 3
2 INTRODUÇÃO 3
3 OBJETIVOS 5
3.1 Objetivo Geral 5
3.2 Objetivos específicos 5
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
5 METODOLOGIA 9
6 RESULTADOS ESPERADOS 10
7 RECURSOS 11
7.1 Recursos Humanos 11
7.2 Recursos Financeiros 11
8 CRONOGRAMA 12
9 REFERÊNCIAS 13












1 TÍTULO

Opção tributária entreLucro Real e Lucro Presumido, com foco nos impostos IRPJ e CSLL, na empresa Eletrosolda Máquinas e Ferramentas Ltda em Rio Verde entre 2008 a 2013.

2 INTRODUÇÃO

Administrar uma organização é um dos maiores desafios, principalmente no Brasil. Devido a nossa legislação tributária nacional que tem uma elevada carga tributária, não proporciona a competitividade das organizações, assim, asdespesas se tornam onerosas, comprometendo os resultados e dificultando a tarefa de gerir uma organização.
Um bom administrador deve perceber as mudanças que acontecem no ambiente externo da empresa e fazer as modificações necessárias no ambiente interno da organização, para que a mesma consiga acompanhar os seus concorrentes e conquistar um lugar no mercado. O gestor tem a missão de conduzir aorganização para se tornar mais competitiva, reduzir seus custos e despesas e assim conseguir maximizar seus lucros. Grande parte das despesas são os tributos pagos pela organização, portanto, reduzir o valor pago desses valores influencia diretamente nos resultados financeiros e econômicos.
Uma ferramenta útil para auxiliar os gestores das empresas é o planejamento tributário, ao utilizar talferramenta as atitudes tendem a ser preventivas, os quais podem reduzir as despesas tributárias da organização, respeitando as leis que regem as relações entre os tributos e as entidades empresariais, a chamada elisão fiscal pode assim ser conquistada.
Para utilização do planejamento tributário inicialmente tem que se conhecer as opções de regime tributário existentes no Brasil e verificar ascaracterísticas de cada uma delas, dentre estas: as bases de cálculos, as alíquotas, os valores dos tributos e as despesas dedutíveis É necessário também uma análise minuciosa dos dados da organização, como:o ramo de atuação da empresa, os produtos que são comercializados e ou os serviços prestados, que são fatores decisivos na escolha do regime tributário e assim verificar em qual das opções existentes aorganização se enquadra, escolhendo pela melhor alternativa que beneficie a empresa, na questão da elisão fiscal.
Aplicando o conhecimento adquirido através do planejamento tributário na organização, o administrador pode saber quais decisões tomar para reduzir o valor dos tributos, efetuando o pagamento de forma correta, ou seja, sem pagar um valor a maior e sem deixar de efetuar o pagamento dealgum tributo. Consegue-se analisar também qual o valor real dos tributos totais durante algum período especifico, e qual impacto que eles geram para a organização.
Mediante a aplicação do planejamento tributário, as empresas podem prever os seus fatos geradores, analisar e implementar soluções onde possam reduzir os valores dos tributos, e consequentemente, as suas despesas ficam menores, podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lucro real e Lucro presumido
  • Lucro presumido e lucro real
  • Lucro presumido e lucro real
  • Lucro real e lucro presumido
  • lucro real lucro presumido
  • Lucro presumido e lucro real
  • Lucro real / lucro presumido
  • Lucro real e lucro presumido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!