Lucro presumido e lucro real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

A contabilidade tem finalidade de registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados que interferem nas situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer entidade.
O campo da contabilidade abrange diversas entidades dessa forma demonstra o quanto é de suma importância para a tomada de decisão. Sua função é tão importante, nessa tomada de decisão que devemosfazer analise dos regimes de tributação da entidade, que nesse caso iremos citar somente dois; seriam eles: Regime Tributário Lucro Presumido e Lucro Real.
O motivo de um regime tributário ser escolhido corretamente é porque ele influencia diretamente nas incidências dos impostos e como sabemos no Brasil a carga tributaria é muito alta e devemos manter um planejamento tributário para que nãoinfringisse a legislação tributaria, assim evitaremos as fraudes e as sonegações ao fisco. Mas toda essa analise de como escolher o melhor regime tributário deve ser feito no termino de cada ano, deve-se apurar qual seria a melhor opção de regime tributário, pois essa mudança só pode ocorrer no inicio de cada ano e mesmo que no decorrer do ano, identifique que a escolha do regime esta trazendo umprejuízo para entidade só se poderá iniciar outro no inicio do outro ano.
E ainda podemos dizer que a contabilidade esta sofrendo mudanças para que possamos tornar uma análise padrão das demonstrações contábeis, de acordo com as normas internacionais de contabilidade.

1.1 Objetivos da Pesquisa
Planejamento tributário é fundamental, pois hoje no Brasil a quantidade de tributos é tão grande quanto àcomplexidade para acompanhar, interpretar, aplicar ao ato concreto e fazer cumprir toda a legislação tributária. E com isso é de suma importância a escolha correta do Regime de Tributação da empresa.
• Objetivo Geral
A presente pesquisa tem como objetivo geral ressaltar o papel dos regimes tributários na vida das grandes empresas e mostrar as inúmeras decisões que devem ser tomadas, de maneiraque todos os passos a serem dados durante o ano devem ser esquematizados e combinados com a legislação. Isso se torna ainda mais essencial, se considerarmos o cenário brasileiro atual, onde o planejamento é imprescindível para obter sucesso, ou simplesmente para sobreviver.
• Objetivos Específicos
Evidenciar como é importante o planejamento tributário, mostrar como ele é um ato preventivo, poisvisa encontrar mecanismos que permitam a diminuição de tributos, dessa forma evitarem desembolso financeiro das grandes empresas.
Mostrar que o conhecimento com a legislação tributaria é fundamental, para se ter benefícios dentro da empresa, para que ocorra de forma correta sua tributação sem que haja a sonegação de impostos.
Promover uma conscientização e sensibilização nas empresas de quecom o planejamento tributário é possível sobreviver em um mercado competitivo e cheios de tantos impostos.
1.2 Justificativa
Esta pesquisa resulta esclarecer que o planejamento tributário passa longe de sonegação fiscal, pois propõe atitudes que reduzirão o valor dos tributos devidos, sem, contudo, sonegar ou fraudar o fisco. Na verdade, tudo é feito em conformidade com a legislação; e aquiencontramos mais um motivo para investir nesse assunto. A legislação tributária é demasiadamente complexa, o que ocasiona a necessidade de auxílio de consultores especializados, para que seja possível cumprir com todas as obrigações tributárias exigidas pelo fisco de maneira correta, sem comprometer o controle de custos.

2. Lucro Real x Lucro Presumido

Segundo Latorraca (2000, pág.149) “Aobrigação tributária surge quando a pessoa jurídica adquire disponibilidade jurídica ou econômica de renda, isto é, quando se constata um acréscimo patrimonial.”
Para as empresas que não se enquadram no Super Simples, ou não desejarem optar por esse regime, há também o regime de tributação pelo “Lucro Real” ou pelo regime “Lucro Presumido”.
Lucro Real: é uma forma complexa de apuração do IRPJ e da...
tracking img