Lucro real, arbitrado, presumido, ou simples nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS Etapa 02

Lucro Real
Tem como principal atribuição a apuração dos tributos, considerando como base o resultado definido através da contabilidade e, ocorrendo prejuízo fiscal, não serãoapurados IRPJ e CSLL, ou seja, o prejuízo poderá ser compensado com futuros lucros, sempre observando o limite máximo de 30% do lucro real. A opção de escolha do Lucro Real fica à critério da empresa,independente do seu ramo de atuação.
As principais vantagens de adotar o Lucro Real são o Cálculo do Imposto com Base no Lucro Efetivo, a Compensação de Prejuízos, o Diferimentos de Lucros e Ganhose Apropriação de Despesas Incorridas, Opção por Incentivos Fiscais e a Distribuição aos Sócios do Lucro Efetivo.

Lucro Presumido
A apuração base de cálculo do IRPJ e da CSLL a partir deporcentagens de cálculo de lucro aplicado sobre a receita bruta auferida no trimestre, sendo o resultado acrescentado às receitas financeiras e ganhos de capital não operacionais, é tida como a suaprincipal característica. Ou seja, receitas e ganhos que sejam derivados da atividades não operacionais da empresa não são incluídos na base de cálculo, sendo que os operacionais são incluídosintegralmente. Mesmo que tenha algum eventual prejuízo, a empresa optante pelo Lucro Presumido deverá calcular IRPJ e CSLL a partir do lucro presumido derivado da receita bruta. Diferentemente do Lucro Real,existem restrições quanto às empresas que podem optar pelo Lucro Presumido, sendo elas: empresas com receita bruta total, no ano-calendário anterior, de até R$ 48.000.000,00, cujas atividades não sejam deinstituições financeiras ou equiparadas e nem obtenham resultados oriundos do exterior.
As principais vantagens são a de cálculo mais facilitado em relação ao Lucro Real e os valorespraticados em suas alíquotas são menores que os praticados no Lucro Real.

Simples Nacional
Empresas que desejem optar pelo Simples Nacional devem contar com uma receita bruta menor que R$ 2,4...
tracking img