Relatorio simulador de circuitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ENGENHARIA MECANICA


RELATÓRIO N° 5
Simulador de circuitos





1.
INTRODUÇÃO

Através de um circuito criado no software e com resistências e fonte de tensão estipuladascalculamos valores de tensão e corrente em cada resistor do sistema. No programa é possível variar os valores da fonte e dos resistores de modo preferível para montar o circuito desejável.
O PSIM foi osoftware utilizado neste trabalho desenvolvido para que circuitos elétricos – eletrônicos fossem testados em bancada virtual de laboratório. Também existem outros programas mais complexos criadospara o teste de circuitos, pois sem esses softwares a criação de circuitos muito complexos seria quase impossível de serem criados devido a erros na hora da montagem e, que pelo programa são fáceis deserem visualizados e substituídos, fazendo com que o circuito funcione perfeitamente sem custos adicionais.

2. objetivos

* Introduzir as noções básicas sobre o uso de simuladores decircuitos.
* Realizar medições de tensão e corrente no PSIM.
* Validar os resultados obtidos nas experiências anteriores.

3. lista de equipamentos

Computadores com o software PSIMinstalado, disponíveis nos laboratórios de informática para os alunos da Universidade Federal do Pampa.

4. desenvolvimento

Criado o circuito no programa com fonte e resistores como o roteiro previa,foi feita a medida virtual dos valores, junto com o programa, executando a função (run simulation). Primeiramente foram medidos os valores de tensão em cada elemento do circuito, e após, os valoresde corrente desses elementos.
Podemos verificar o circuito (figura 01) criado no software e na tabela logo abaixo os valores obtidos para tensão e corrente medidas através do programa. Os valores defonte e resistores foram previamente estipulados conforme mostra a figura.
Verificando no circuito e na tabela, notamos que existem resistores iguais e associados em paralelo, que pela lei de ohm...
tracking img