Lte - futuro 4g

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
É crescente a demanda por banda larga sem fio e a nova aposta é o LTE (3GPP Long Term Evolution), a rede de próxima geração pós-3G. Além de permitir diversas aplicações para Internet móvel, tais como Voz sobre IP (VoIP), vídeo streaming, download de música, TV móvel e muitos outros, as redes LTE proporcionarão também a capacidade de suportar uma explosão na demanda por conectividade comuma nova geração de dispositivos para os consumidores sob medida para essas novas aplicações.

ABSTRACT
There is a growing demand for wireless broadband and new investment is the LTE (3GPP Long Term Evolution), the next-generation network beyond 3G. In addition to allowing multiple applications for mobile Internet, such as Voice over IP (VoIP), video streaming, music downloading, mobile TV andmany others, LTE networks will also provide the ability to withstand an explosion in demand for connectivity to a new generation of consumer devices tailored to these new applications.

TAGS: LTE, 3GPP, 4G

INTRODUÇÃO
A banda larga móvel está se tornando uma realidade, com uma geração que cresce acostumado em ter acesso à banda larga aonde quer que vão, e não apenas em casa ou noescritório. Dos estimados 1,8 bilhões de pessoas que terão banda larga até 2012, cerca de dois terços serão consumidores de banda larga móvel.
As pessoas já podem navegar na Internet ou enviar e-mails usando notebooks com HSPA(High-Speed ​​Packet Access ), substituir seus modems ADSL fixo com modems HSPA, e enviar e receber vídeo ou música usando os telefones 3G. Com o LTE, a experiência do usuário seráainda melhor com o aumento cada vez mais exigente das aplicações como a TV interativa, vídeo blogs, jogos avançados e serviços profissionais. 
Nesse cenário o LTE aparece como a mais nova aposta. Conhecido como o próximo passo rumo ao sistema móvel de 4ª Geração (4G), precedido pelas redes 2G e 3G, o LTE é um projeto da 3GPP (3rd Generation Partnership Project) que visa melhorar o padrão detelefonia móvel UMTS, utilizando de uma maneira mais eficiente o espectro disponível, melhorando a qualidade dos serviços e reduzir custos. O LTE promete taxas de download de 326,4Mbits/s, taxas de upload de 86,4Mbits/s, tempo de ida e volta .
Tem base fundamental no protocolo TCP/IP e possui o E-UTRAN (Evolved UMTS Terrestrial Radio Access Network) e tem como diferencial é a sua interface física noo ar, onde foi especificado o uso do modelo OFDMA (Orthogonal Frequency-Division Multiple Access) para o sentido de downlink e uso de SC-FDMA (Single Carrier Frequency Division Multiple Access) para o sentido de uplink.

A TECNOLOGIA

Como já dito, o sistema LTE adota a tendência para redes móveis de se basear no padrão IP, o protocolo principal da Internet. Com isso, o tráfego de voz serásuportado principalmente através da tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), possibilitando melhores integrações com serviços de multimídia. A tecnologia LTE já se coloca em meio à transição do uso da comutação de circuito para a comutação de pacotes no tráfego de voz. A compatibilidade com os sistemas anteriores é uma das exigências para uma tecnologia em termos de telefonia. Por esseaspecto, o LTE é compatível com as redes previamente estabelecidas, tanto as padronizadas pelo 3GPP como as demais.
Por basear-se no protocolo IP, com a transição de redes combinando comutação de circuito e pacotes, a arquitetura do sistema deve ser simples . No LTE, essa arquitetura é conhecida como Evolved Packet Core (EPC), caracterizada pela simplicidade e pela integração com demais redes baseadasno IP.

INTERFACE AÉREA

A interface aérea baseada na tecnologia OFDM (Orthogonal Frequency-Division Multiplexing) possibilita alcançar alta velocidade na transmissão de dados, com uma implementação de baixo custo e eficiente no consumo de energia. Tal inovação combina uma modulação baseada no OFDMA (Orthogonal Frequency-Divison Multiple Access) com esquema de múltiplo acesso para...
tracking img