Desmatamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber (1864 -1920) - A sociologia compreensiva:

Segundo Weber, a Sociedade não pode ser vista como uma realidade material independente dos indivíduos. Ao negar essa tese positivista, Weber procura compreender a sociedade como um agregado de indivíduos que possuem suas motivações próprias. Ao mesmo tempo, o estatuto de realidade objetiva é mudado para uma concepção menos determinista desociedade, segundo a qual, a realidade é um fenômeno compósito; por isso, o cientista não conhece a sociedade de antemão, nem consegue abarcá-la totalmente. Para compreender a sociedade, é preciso entender as redes de significações estabelecidas pelos indivíduos em suas ações e relações sociais. Para criar uma imagem, ao passo que Durkheim via a sociedade como uma coisa, Weber a compreendia como umconjunto de ações parciais que precariamente se totalizavam. Assim, somente podemos compreender pequenos “pedaços” dessa realidade. Como cada indivíduo tem sua própria visão parcial do mundo, há um conflito permanente entre os indivíduos que compõem a sociedade. Por isso, Weber propõe a reconstrução do sentido subjetivo original da ação e o reconhecimento da parcialidade da visão do observador.Do objeto
O objeto de estudo da sociologia de Weber é a ação social.
O conceito de ação social se difere do de ação humana. Este segundo é uma conduta humana com um propósito subjetivo. Exemplo: escovar o cabelo, correr, ler, etc. A ação social é uma ação dotada de sentido, isto quer dizer que possui intersubjetividade e motivação. Exemplo: Estudar com o filho para que este melhore as suasnotas. Intersubjetividade: O sujeito e o filho – Motivação: melhorar as notas.
Relação Social: é a probabilidade de que uma forma de conduta social tenha, em algum momento seu sentido compartilhado por algum indivíduo participante da ação social. Quando a motivação é compartilhada entre pelo menos dois indivíduos é estabelecida uma relação social. Exemplo: quando um grupo de pessoas se reúne parafechar um negócio se estabelece uma relação social, pois a motivação daqueles que lá se encontram - interesse comercial - é compartilhada.

Os tipos ideais ou puros: As possibilidades de ações sociais são infinitas. Os tipos ideais são instrumentos de ordenação da sociedade, são modelos gerais e explicativos. Estes são conceitos teóricos e acentuam aquilo que aparece como mais característico enão existe na realidade em seu estado puro.

Os quatro tipos ideais de ação.social

Ação racional com relação a um objetivo
Exemplo: o engenheiro que constrói uma ponte, um piloto que pilota um avião, do general que ganha uma batalha, etc. O ator concebe claramente as suas metas e combina meios disponíveis para atingi-las. (elaborada e consciente)

Ação racional com relação à valor
Exemplo:o capitão que afunda com o navio, o samurai que se mata por honra, etc. A ação é racional (elaborada e consciente) porque tem que agir com fidelidade a idéia de sua honra.

Ação tradicional
Exemplo: Almoço de domingo, celebrar o Natal, etc...Ações ditadas pelos hábitos, costumes e superstições.(sem consciência e sem elaboração)

Ação afetiva
Exemplo: bofetada da mãe numa criança que secomporta mal, um beijo apaixonado, etc.(sem consciência e sem elaboração) Ação ditada pelo estado de humor da pessoa.

A dominação e os três tipos ideais
O que é dominação legítima? Dominação é mandar. Para mandar é preciso ter quem se submeta. Para ser legítima é preciso que o “dominado” consinta a sua subordinação e esta não seja exercida apenas a força, - política, física, econômica, -daquele que prevalece. É preciso que se estabeleça uma relação social entre o dominador/submetidos.

A Dominação legítima não é a mesma coisa do que exercer o poder. O exercício do poder Weber vai chamar de dominação ilegítima. O conceito de poder para a sociologia significa impor a própria vontade dentro de um convívio social, mesmo contra qualquer resistência. Deste ponto de vista podemos...
tracking img