Artigo sobre 4g lte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conexões 4G LTE: Estudo de caso sobre Comunicação Móvel–

São Leopoldo/RS

Orientador: Rodrigo Rosa

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Artigo sobre novas tecnologias.



RESUMO
Este artigo pretende mostrar a evolução da comunicação celular para os dias de hoje. Traz a base das tecnologias e os seus avanços. Enquanto ainda estamos conhecendo as maravilhas das conexões 3G,novidades como a 4G LTE , podem definir os rumos da próxima geração de comunicação móvel. Muitos aspectos mudaram desde a primeira geração de celulares, que iniciou a conhecida geração 1G. Naquela época o sinal era analógico e suscetível a interferências. Além disso, a falta de criptografia permitia que o sinal fosse interceptado e que o telefone fosse clonado. A chegada da segunda geração (2G)proporcionou grandes avanços, incluindo o uso de sinal digital, que entre outras funcionalidades, permite ser codificado. Com essa geração ganhamos um recurso que hoje em dia parece essencial: o SMS. Os aparelhos e as baterias também diminuíram de tamanho, já que o sinal digital exigia menos largura de banda e consumia menos bateria. Já a terceira geração (3G) foi usada pela primeira vez em 2001, mascomeçou a ser desenvolvida em 1992. Além de uma largura de banda maior e uma cobertura mais ampla, o padrão 3G proporcionou que novos serviços fossem desenvolvidos, possibilitando que usuários agora pudessem acessar aplicações via internet, fazer videochamadas e até assistir aos programas de TV pelo celular. Agora, enquanto navegamos com nossos smartphones, a indústria já começa a planejar a quartageração (4G) de telefones e comunicações móveis. Palavras misteriosas, como LTE, WiMAX e, mais recentemente, LTE Advanced, começaram a aparecer em notícias que anunciam as possíveis tecnologias que definirão o padrão 4G.

Gabriel

1

Introdução Questões como: ”O que são essas tecnologias” e “Quais as vantagens”, são as mais apresentadas hoje em fóruns e discussões na web. Para entender asvantagens dessa tecnologia, é interessante criar uma analogia entre a G3 e G4. O padrão 3G, assim como seu antecessor 2G, trouxe avanços muito significativos para a telefonia móvel. Pela primeira vez, usuários podiam usar um navegador web parar navegar na internet, e proporcionava largura de banda suficiente para assistirmos a vídeos no YouTube e enviarmos mensagens com conteúdo multimídia. Com o3G, os celulares foram transformados em espécies de minilaptops. Mas o 4G pretende mudar o cenário e ir além, suportando um número maior de protocolos utilizados via internet, além do aumento exponencial da largura de banda. Isso permitirá o uso simultâneo de voz, jogos com acesso a internet e serviços multimídia via streaming. Com isso, a nova 4G, esta gerando expectativas positivas para o próximoano. Neste artigo iremos nos aprofundar nessas tecnologias futura, trazendo a tua estrutura, segurança. Vantagens e benefícios.

Gabriel

2

Tecnologias 4G Algumas das tecnologias pré-4G já estão no mercado há alguns anos em países como Japão, China, Coréia e do continente europeu, mas ainda não atingem completamente as exigências da ITU, que espera taxas de transferência de até cincoGbit/s. Em definição a 4G esta baseada totalmente em comunicação IP sendo um sistema interligado em sub-redes de uma grande WAN, alcançado a troca de frames entre redes físicas e sem fio, assim como é atualmente nossos padrões para a informática atual, para permitir velocidades entre 100 Mbps em movimento e até 5Gbps com o equipamento parado mantendo uma qualidade da entrega do serviço “ponto aponto” com uma alta segurança dos dados e que permita oferecer serviços e suporte com qualidade de qualquer tipo, a qualquer momento e em qualquer lugar. Atualmente, empresas em varias partes do mundo veem oferecendo e comercializando a marca 4G em seus produtos como sinônimo de suporte para Long term evolution (LTE). Exemplo disso é a operadora de telefonia japonesa NTT DoCoMo que em 2010 realizou...
tracking img