3G vs 4g

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




[pic]









Diferenças básicas entre 3G e 4G


A tecnologia 3G também possibilitou a navegação na Internet em tempo real até mesmo em locais fechados, como elevadores e metrôs.

Já as redes 4G apresentam tecnologia LTE de quarta geração que permite uma navegação com velocidade de quatro a cem vezes superior ao 3G. Além disso, a rede 4G suporta mais protocolos derede.

A tecnologia 4G já está disponível na Europa, na Ásia e nos EUA. No Brasil, a Anatel leiloou recentemente essa tecnologia, com freqüências na faixa de 2,5 GHz. De acordo com o cronograma da Anatel, a rede 4G, que permite acesso à Internet com até 100 Mbps de velocidade, entrará em operação no Brasil em abril de 2013 nas cidades que vão receber a Copa das Confederações.

Hoje, os doispadrões que competem pelo mercado de 4G são o WIMAX, com a versão 802.16M, e o LTE Advanced (Long term evolution).

Algumas operadoras brasileiras estão em fase de teste do 4G. O Brasil já possui uma rede 3G bastante evoluída.

Comparação de velocidade entre 3G e 4G:
- A rede 3G possui velocidade mínima de 144Kbps
- A rede 4G real possui velocidade que varia de 100 Mbps até 1 Gbps

Umarquivo MP3 que levaria 4 minutos para ser baixado numa rede 3G pode levar apenas 10 segundos para ser baixado em 4G.

O internet móvel 4G já é utilizada por grande parte das operadoras ao redor do mundo. Existem atualmente 27 milhões de acessos ao 4G, sendo a maior parte concentrada nos Estados Unidos, com 12,7 milhões de acessos. Na Coréia o número de acessos também é significante, com 7,3milhões e no Japão e outros países a média é de 3,5 milhões de acessos.


A internet móvel 4G utilizada no Brasil será com a tecnologia LTE (Long Term Evolution) que tem como prinicipal característica as altas taxas na transmissão de dados, que pode chgar a até 100 Mbps de download, enquanto o 3G faz apenas 1 Mbps.

O 4G também terá a função de descongestionar o tráfego de dadospresente no 3G. Quando a tecnologia 4G estiver funcionando adequadamente, todas as redes atuais trabalharão em conjunto, assim se houver o “entupimento” nas redes LTE, o dipositivos será jogado automaticamente para as redes de terceira geração, e assim sucessivamente.
A nova internet móvel 4G é muito importante devido aos grandes eventos que serão sediados no Brasil, como Copa das Confederaçõesem 2013, Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, onde haverá um grande número de pessoas acessando as redes ao mesmo tempo.


No 4G algumas aplicações terão prioridade sobre outras conforme necessidade, alocando a conexão de forma inteligente. Os padrões de telecomunicações são definidos pelo ITU (International Telecommunication Union), que é uma agência das Nações Unidas.

Noexterior, a tecnologia 4G já está disponível em alguns países da Europa, Ásia e nos EUA.

A tecnologia 4G

Na internet encontramos muitos artigos falando sobre as diferenças entre 3G e 4G. Os dois padrões que competem pelo mercado de 4G hoje são o WIMAX, com a versão 802.16M, e oLTE Advanced (Long term evolution).
A tecnologia LTE, desenvolvida pela Third-Generation Partnership Project (3GPP), éuma evolução do High-Speed Packet Access (HSPA). Você já deve ter reparado que quando está conectado ao 3G aparece a letra H indicando que a conexão está estabelecida, pois é o HSPA.
A tecnologia LTE usa novas técnicas de moduação, por isso consegue alcançar altas taxa dedownlink. Abaixo é mostrada a evolução das redes digitais, que vai desde o 2G até o 4G. O LTE usa como modulação: OFDM(Orthogonal Frequency Division Multiplex) e MIMO (Multiple Input Multiple Output), que aumenta a capacidade das ondas de transmissão.
[pic]Evolução das redes digitais (Foto: Teleco)
A tecnologia LTE é uma evolução das redes 3G atuais. Poderemos usar TV interativa, blogs de vídeo móvel, jogos avançados e serviços profissionais, além de tantos outros recursos.
O LTE vai oferecer benefícios não...
tracking img