Lojas tesco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

LOJAS TESCO
























Nome do aluno:Luciana Dias Fagundes
Curso:Gestão Comercial
Disciplina:Marketing e Varejo
Professor:André Vasata








Lojas de conveniências, supermercados e hipermercados que vendem desde uma completa e ampla linha de alimentos, eletrônicos até livros, roupas e cosméticos, sempre a preços baixos ecompetitivos nos maiores mercados do mundo. Foi assim que a britânica TESCO, terceiro maior varejista do planeta, se tornou um gigante de seu segmento.























HISTÓRIA




A empresa foi fundada por Jack Cohen quando ele resolveu investir seu soldo de ex-combatente da Primeira Guerra Mundial para vender gênerosalimentícios nos mercados de EastEnd em Londres no ano de 1919. Cohen adquiriu, de T.E. Stockwell, um carregamento de chá, confeccionou novos rótulos para o produto utilizando as três primeiras letras do nome do fornecedor (TES) e as duas primeiras letras de seu sobrenome (CO), formando assim a palavra TESCO. A primeira loja foi inaugurada somente em 1929 na região de Edgware. Nas décadasseguintes várias outras lojas foram inauguradas, inclusive com formatos diferentes, como a primeira no estilo self-service (que utilizava o conceito “sirva-se você mesmo”) em 1948 na cidade de St. Albans e o primeiro supermercado em 1956, instalado em um antigo cinema reformado na cidade de Maldon, condado de Essex.
Foi em meados da década de 50 que a TESCO passou a oferecer seus primeiros produtos commarca própria: frutas enlatadas produzidas em uma fazendo próxima de Goldhanger. Na década de 60 a empresa começou a crescer através de aquisições de outras redes varejistas chegando a contar com mais de 800 lojas. A primeira superstore (mega-loja) do grupo foi inaugurada em 1968 no condado de West Sussex. Na década seguinte a TESCO começou a diversificar seus negócios, inaugurando seu primeiroposto de gasolina em 1974. Cinco anos depois, o faturamento da empresa ultrapassava, pela primeira vez, a cifra de £1 bilhão.
Dez anos depois a empresa começou a se consolidar ,passou de uma rede de supermercados de porte médio do Reino Unido a um dos maiores e mais respeitados grupos varejistas do mundo. Cresceu de 500 lojas para 2.500 em apenas sete anos, ingressando em diversos mercadosmundiais, como por exemplo, na Tailândia, Japão, Malásia e Turquia. Além disso, a empresa diversificou seus produtos com o lançamento dos serviços financeiros e de viagens, a livraria, o supermercado online, o banco eletrônico e os serviços de banda larga e de download de músicas. Somente em 2007 a TESCO ingressou no enorme mercado norte-americano com a inauguração da primeira unidade da Fresh&Easy, umaloja de supermercado de conveniência, instalada na Califórnia.
Atualmente existem mais de 60 unidades espalhadas pelos Estados Unidos. Inicialmente especializada em alimentos a TESCO se expandiu, especialmente a partir da década de 90, para outras áreas, passando a comercializar também roupas, eletrônicos de consumo, serviços financeiros, internet e telecomunicações, provando ao mercado o totalsucesso e força de sua marca.
Na década de 90, iniciam-se planos estratégicos como o programa “Sempre a postos”, em que uma nova caixa registradora era aberta sempre que houvesse mais de um cliente esperando em outra. Essa ação aumentou os custos, mas os clientes apreciaram e aprovaram o gesto. E assim foram inovando com soluções para melhor atender seus clientes.
- Lançamento do Programa deVantagens TESCO, sendo um dos primeiros varejistas a tomar tal atitude. No programa, as compras valiam pontos que acumulavam e eram revertidos em vantagens e descontos aos clientes. O cartão de fidelidade e vantagens TESCO CLUBCARD possui atualmente mais de 15 milhões de membros.
- Lançamento do comércio eletrônico da empresa, que rapidamente cresceu e se tornou o maior e mais lucrativo...
tracking img