Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE PROJETOS LOGÍSTICOS

Eletiva 1 - apostila n.º 1

PARTE 2

6 TAMANHO DO PROJETO

Determinar o tamanho do projeto pode ser uma questão simples, se o mercado for limitativo ou faltar financiamento. Isso porque o empresário ficaria restrito por seus recursos ou por uma demanda incomum. Superadas essas duas barreiras, o tamanho do projeto é o que otimizará lucros. Écomum dizer que o mercado determina o tamanho. Na verdade, o que o mercado faz é sinalizar a capacidade de absorção do produto, ficando expostos diferentes tamanhos de projetos, que podem não ser o tamanho ótimo. Assim, há várias opções de grandeza do projeto, contribuindo decisivamente para a escolha de determinado tamanho apresentando dois conjuntos de variáveis: as de viabilidade e as deotimização.

Como variáveis de viabilidade há: a locacional, a engenharia, o mercado, a capacidade empresarial e a financeira.

A locacional tem relação com pelo menos duas questões: a densidade de transporte (relação custo de transporte da matéria-prima sobre o custo total) e a densidade de valor (diz respeito ao valor de venda do produto, dividido pelo seu volume). A viabilidadelocacional dá-se, portanto, quando é baixa a densidade de transporte e alta a densidade de valor. A viabilidade mercadológica ocorre sempre que está caracterizado o déficit da oferta, tanto atual como futura ou potencial. A viabilidade administrativa existirá quando ficar demonstrada a capacidade de aporte de capitais próprios associada a de terceiros. A viabilidade técnica ou física tem relação com aescolha da tecnologia e a engenharia de produção.

As variáveis de otimização são duas: a de custo e a dos equipamentos. O tamanho ótimo, do ponto de vista do custo, é o que apresenta o menor custo médio, por unidade de tempo. Há de atentar-se para a questão das deseconomias de escala, uma vez que, depois de certo ponto, com a mesma planta ou com plantas maiores, a empresa pode serinviabilizada, por exemplo, pela localização, cessando as economias de escala. É fácil visualizar isso por meio de uma curva de custo médio da firma a longo prazo, apresentado geralmente nos manuais de Microeconomia. O tamanho ótimo, do ponto de vista dos equipamentos, é o que apresenta o máximo rendimento em face das instalações e edificações projetadas e existentes.

Simplificando o conceito dotamanho do projeto, há a expressão do tamanho pelo número de turnos de produção e pelo regime do trabalho. Esse conceito é a síntese do tamanho já definido. Assim, o tamanho máximo alcançado pela planta, nessa expressão, seria de 24 horas/ dia, 360 dias/ ano, admitindo-se uma parada de somente cinco dias ao ano.

Cada setor produtivo expressa seu tamanho de acordo com suas necessidades. Dessaforma, o tamanho máximo definido é o da indústria. O comércio trabalha com seis dias na semana e 7,20 horas por dia, com um domingo no mês de folga. Os bancos trabalham cinco dias na semana e oito horas por dia. A agricultura tem seu regime de trabalho em função da oportunidade do crédito somada à ocasião do plantio. A construção civil leva de 7h da manhã, com uma hora de descanso, até às 17h.Enfim, tudo é uma questão de acerto entre os sindicatos.

Há outra questão importante sobre tamanho. Refere-se à capacidade de produção teórica e efetiva. Na prática, o comum é que a primeira seja maior que a segunda. A situação que conduz à eficiência seria a igualdade entre ambas. Raramente, ocorre a segunda maior do que a primeira. Tal fato dar-se-ia por melhoria tecnológica com o mesmoconjunto produtivo ou forçando-se os equipamentos. A eficiência assim conseguida é rara ou extemporânea.




7 LOCALIZAÇÃO DO PROJETO

À primeira vista, a localização já é dada. Não é problema. Afinal, está lá no endereço da firma, para que complicar? Contudo, não é bem assim. O estudo locacional deve ser um dos mais criteriosos. Pelo fato de existirem zonas determinadas, distritos...
tracking img