Irpj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é imposto?

É o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal especifica,ou seja, é um tributo pago, compulsoriamente,pelas pessoas físicas e jurídicas para atender parte das necessidades de Receita Tributaria do Poder Publico(federal, estadual ou municipal), assim é assegurado o funcionamento daburocracia , atendimento social e os investimentos em obras essenciais.


IRPJ – Imposto De Renda de Pessoa Jurídica

È um tributo federal, pagam- no pessoas com cadastro jurídico,empresas individuais e todos estabelecimentos estando ou não cadastrados.
São contribuintes também as sociedades mistas e as suas subdivisões, empresas públicas, estabelecimentos emestado de falência ou liquidação extrajudicial.
As pessoas jurídicas na área rural também devem pagar o IRPJ.
A lei aplicada é a (Lei 9.430/96 art 60).

O IRPJ pode ser declaradoanualmente ou trimestral. O trimestral acontece nas datas: 31 de março, 30 de junho e 31 de dezembro.

Alíquotas:

Ela vai variar conforme a tributação escolhida pelo declarante. Entaoa cobrança independente da tributação será de 15% sobre o lucro do estabelecimento.Porém se a parcela do lucro exceder ao valor resultante da multiplicação de R$ 20.000,00(vinte milreais) pelo numero de meses do período de apuração , será sujeito a empresa um adicional de imposto a alíquota de 10%. Esse adicional é pago juntamente com a alíquota dos 15%.


Basede Calculo:

Integram a ela todos os ganhos e rendimentos de capital, qualquer que seja a denominação que lhes seja dada, nem sua natureza ou sua espécie ou em contrato escrito,bastando apenas que se trate de um ato ou negocio e tenha incidência do imposto.

Quanto as formas de tributação elas são:

• Lucro Real
• Simples
• Lucro Presumido
• Lucro Arbitrado
tracking img