Irpj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O imposto de renda recai sobre qualquer lucro ou renda obtidos anualmente. Ele é controlado pelo Governo de cada país onde é cobrado. Nestas nações, cada indivíduo ou corporação tem a obrigação de subtrair uma determinada porcentagem de seu rendimento médio ganho em um ano e pagar esta quantia ao governante. Esta fração varia conforme a renda anual ou pode ser estabelecidauma determinada proporção fixa
A organização político-administrativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos no que concerne à administração de recursos e de pessoal, mas integrados em termos de objetivos de políticas macroeconômicas e sociais.
A receita tributária é distribuída por níveis de governo. O federal é responsável pelaarrecadação de impostos sobre a renda, produtos industriais, comércio exterior, caráter regulatório e outros tributos específicos. A receita estadual coleta impostos sobre o consumo e a circulação de bens, ao passo que o municipal se responsabiliza pela tributação do patrimônio físico e recolhe impostos incidentes sobre a renda de serviços (GIAMBIAGI; ALÉM, 2000). A União é responsável pelo maiorvolume de arrecadação bem como pela transferência de parte das mesmas para as esferas infranacionais.





PROBLEMATIZAÇÃO


- Qual a importância da arrecadação do IRPJ no orçamento da União?



OBJETIVOS

1. Objetivos Gerais:

Investigar a importância da arrecadação do IRPJ no orçamento da União

2. Objetivos Específicos:

• Analisar a importância do IRPJpara a União e para as empresas privadas;
• Estudar fato gerador, base de cálculo, alíquota do IRPJ;
• Pesquisar eventual sonegação na arrecadação do IRPJ.



JUSTIFICATIVA



Este estudo tornou-se imensamente importante para divulgar informações relacionadas a importância do imposto de renda pessoa jurídica para o orçamento da União. O interesse por esse estudo surgiu apartir da atuação enquanto discentes do curso de Gestão Comercial da Universidade Salvador, onde pudemos relacionar à disciplina Contabilidade Gerencial com a contemporaneidade.





METODOLOGIA



Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico e documental de cunho exploratório a cerca do tema Importância do Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Esta metodologia torna-se mais adequadadevido à necessidade da busca de informações e dados permitindo situar-nos em relação ao tema proposto.
Segundo Cervo e Bervian (2002), a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas nos documentos e busca também conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado, existentes sobre determinado assunto, tema ouproblema.
Para Gil (1999), a pesquisa bibliográfica é muito semelhante à pesquisa documental, diferindo apenas, pela natureza das fontes, enquanto a pesquisa bibliográfica utiliza dos diversos autores sobre determinado assunto, a documental vale-se de materiais que não receberam um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.
Foi utilizadano trabalho a técnica de pesquisa baseada na documentação direta e indireta. A pesquisa bibliográfica teve como fontes livros, revistas, publicações e sites da internet.





REFERENCIAL TEÓRICO



3. Imposto de Renda

Historicamente o imposto de renda era usado para aumentar a receita do governo, para financiar guerras. A idéia de arrecadar sobre a rendafoi de grande sucesso que o governo adotou e passou a ser permanente, transformando-se na principal fonte de recursos de muitos países, atualmente. (ANDRADE, 2008.)


No Brasil, as regras tributárias se baseiam nos artigos 155 e 156 da Constituição Brasileira de 1988.
De acordo com o art. 146, inciso I da Constituição Brasileira, o Código Tributário Nacional – CTN é quem define...
tracking img