Quinhentismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 SLIDE: Quinhentismo é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, no momento em que a cultura europeia foi introduzida no país. Note que,nesse período, ainda não se trata de literatura genuinamente brasileira, a qual revele visão do homem brasileiro. Trata-se de uma literatura ocorrida no Brasil, ligada ao Brasil, mas que denota avisão, as ambições e as intenções do homem europeu mercantilista em busca de novas terras e riquezas. As manifestações ocorridas se prenderam, basicamente, à descrição da terra e do índio, ou a textosescritos pelos viajantes, jesuítas e missionários que aqui estiveram.

2 SLIDE: Esse período divide-se em duas tendências:

* Literatura informativa (feita pelos viajantes, cronistas de oficio,missionários)
* Literatura jesuítica (feita pelos jesuítas)
A literatura informativa, também conhecida como literatura dos viajantes ou literatura dos cronistas, como consequência das Grandes Navegações,empenha-se em fazer um levantamento da “terra nova”, de sua floresta e fauna, de seus habitantes e costumes, que se apresentaram muito diferentes dos europeus, mas também serviu para despertar ointeresse dos governantes portugueses pela colônia.
A esse conjunto de obras dá-se o primeiro documento histórico do Brasil, que foi a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal.
3 SLIDE:

“A peledeles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do se que preocupariam emmostrar o rosto. E a esse respeito são bastante inocentes. Ambos traziam o lábio inferior furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão,fino na ponta como um furador. (…)”

4 SLIDE:
Veja os principais documentos que compõem a nossa literatura informativa:
1. Carta do descobrimento (Pero Vaz de Caminha): foi escrita no ano de...
tracking img