Logistica e armazenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A armazenagem é determinada como todo o trâmite de atividades relacionado à recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de todos os tipos de materiais e matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. A manipulação de materiais refere-se ao carregamento, movimentação e descarga de materiais, muitas vezes utilizando equipamentos mecânicos ou dispositivos de transporte. Sistemasde manuseio de materiais variam de transportadora para transportadora, mas a maioria delas trabalha com os mesmo tipos de equipamentos, como guindastes, guinchos, contêineres e caminhões.
Para se fazer o transporte adequado a cada tipo de mercadoria, deve-se levar em consideração fatores como peso, tamanho, tipo de material com o produto é feito e seu grau de fragilidade. Todos esses itensestudados em conjunto é que determinam qual o tipo de armazenagem, manuseio e transporte será adotado, a fim de que a mercadoria não sofra nenhum dano. No caso do transporte, outra questão a ser levada em conta é a distância do local de origem até o local de destino, sem contar os prazos de entrega.
Dependendo do local de destino e do tempo de entrega, a transportadora pode optar entre trabalhar comtransporte terrestre, marítimo, aéreo ou ferroviário. No setor industrial, a taxa de frete a que os produtos são submetidos quando há deslocamento, muitas vezes, é uma fonte de preocupação porque afeta tanto os custos quanto a eficiência de produção. Além disso, a segurança é um fator importante, especialmente quando o transporte relaciona-se à movimentação de materiais sensíveis ou perigosos.
Omanuseio e a armazenagem de material a granel, incluídos grãos, minérios e outros resíduos, envolvem equipamentos para mover produtos soltos, leves, pesados ou alfandegados. Geralmente, isso se faz com a utilização de equipamentos de maior escala, tais como elevadores, guindastes, empilhadeiras, e os containeres ou pallets de carregamento.



Existe um determinado número de filosofias a ter emconta num armazém que são tidas de certo modo como linhas de orientação para o desenvolvimento eficaz do layout de um armazém. O layout escolhido para cada armazém deverá depois ser avaliado tendo em consideração todos os critérios específicos existentes nas filosofias que se seguem (Tompkins et al., 1998, p. 250).
Similaridade – A similaridade tem como base de sustentação o facto de permitir queos produtos que são recepcionados e/ou enviados juntos devem ser armazenados da mesma forma. Dando como exemplo uma loja de materiais de jardinagem, temos que um potencial cliente que a ela se dirige para adquirir uma espátula não terá grande interesse em comprar um serrote, no entanto poderá ter particular interesse em adquirir fertilizantes ou sementes. O acto de comprar um produto da mesma áreapode levar a adquirir um outro, inclusive por associação de ideias e também, considerando a influência que a colocação de produtos em prateleiras tem no cliente. Assim o serrote deverá ser arrumado na mesma área onde se encontram os martelos, pregos, etc. Por vezes, determinados itens são recepcionados juntamente, provavelmente vindos do mesmo fornecedor; esses itens devem ser armazenadosjuntamente. Geralmente eles necessitam de um armazenamento e respectivo método de tratamento similar, e por isso o seu armazenamento no mesmo local vai resultar numa manipulação e utilização de espaço mais eficientes. Como em todas as teorias existem excepções, nesta a excepção tem a ver com a semelhança e com a funcionalidade. Nesta filosofia de similaridade, um exemplo disso são os interruptores; uminterruptor pode ser semelhante a tantos outros, mas em termos de funcionalidade pode ser diferente como é o caso dos eléctricos de 2, 3 ou 4 vias. São bastante semelhantes a todos os outros mas funcionam de forma diferente. Caso o seu armazenamento fosse efectuado perto dos outros, poderia provocar erros na separação e preparação de pedidos e em todas as operações posteriores (Tompkins et al.,...
tracking img