Logistica e armazenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística

A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.

Torna-se o processo de oferecer a quantidade adequada de um determinado item no local em que este item é solicitado, no menor custo e no tempo certo.

Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional holística, onde estaadministra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.

Sua função é o gerenciamento Estratégico nos processos, desde a aquisição, movimentação e a armazenagem demateriais, peças e produtos acabados e, também, seus fluxos de informações através da organização e seus canais, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo e plena satisfação do cliente fornecendo uma vantagem competitiva sustentável e defensável.

Segundo o Council of Logistic Management, entidade americana, que possui milhares deassociados em todo o mundo, "Logística é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoques durante a produção e produtos acabados. Além das informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos do cliente".

*CLM – Council of LogisticsManagement ou Conselho de Gestão Logística: entidade americana de profissionais de logística.


ATIVIDADES DA LOGÍSTICA

A logística é dividida em dois tipos de atividades - as primárias e as secundárias.

• Primárias: Transportes, Manutenção de Estoque, Processamento de Pedidos.
• Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obtenção / Compras, Programação de produtos eSistema de informação.


ATIVIDADES PRIMÁRIAS

São as atividades-chaves, as mais importantes no ambiente da Logística
e, que, além disso, participam com os maiores percentuais nos custos logísticos.

Porque Atividades Primárias?
- Maior parcela nos custos;
- Essenciais para o cumprimento das tarefas.
- Envolve uma atenção gerencial maior.

Transportes: É a atividade que permite à empresaa movimentação de suas matérias primas ou seus produtos de alguma forma. Sua importância é reforçada porque os transportes assumem, em geral, o maior percentual dos custos logísticos. Costuma-se dizer que os transportes agregam valor de “lugar” ao produto, pois o posicionam adequadamente para atender a demanda.
Existem vários sistemas para se movimentar produtos: o sistema rodoviário,
oferroviário, aquaviário e o aeroviário. Sua importância é sempre sublinhada pelos problemas financeiros colocados para muitas empresas quando há uma greve ferroviária nacional ou quando carreteiros autônomos paralisam suas atividades devidos a aumentos de combustíveis. Não é incomum denominar tais eventos de desastres nacionais. Os mercados não podem ser atendidos e produtos permamecem no canal dedistribuição para deteriorarem-se ou tornarem-se obsoletos.
A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos.

Função:
- Método de Transporte;
- Roteiros;
- Utilização da capacidade dos veiculos.

Manutenção de estoque: É a atividade que permite a disponibilização de produtos aosclientes, a imediata entrega, de acordo com suas necessidades (demanda), o que só é possível, normalmente, com a manutenção de níveis mínimos de estoques dos produtos. Pode-se dizer que os estoques funcionam como “amortecedores” entre a oferta e a demanda, pois evitam que pedidos
efetuados pelos clientes deixem de ser atendidos.

Costuma-se dizer que a manutenção de estoques agrega valor de tempo...
tracking img