Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Abrir um Salão de Beleza
Autor: Fernanda Sala
Instituição: FIB
Tema: Abertura de uma Empresa
Data de inclusão: 03/05/2005

1. INTRODUÇÃO
Para abrir uma empresa é importante fazer um plano de negócios e saber que para ser um bom empresário tem que "arregaçar as mangas", e pôr as mãos na massa. É muito importante procurar um órgão como o SEBRAE, para uma orientação mais precisa, efazer uma pesquisa no mercado para saber se sua proposta é viável.
Feito o plano de negocio é hora de correr atrás do dinheiro, dos documentos, definir se vai ser em sociedade ou não (se for em sociedade definir qual sociedade adotar), os livros, se vai optar pelo simples ou não... e escolher o ponto (local onde vai funcionar).
Neste trabalho teremos passo a passo o exemplo da abertura de umSalão de Beleza, sob as clausulas contratuais da Sociedade Limitada, optando pelo Simples. Mas será que essa é a melhor opção? Segundo o livro Comece Certo (MATOS, Antonio Carlos de; MELCHOR, Paulo, FIORENTINI, Sandra Regina Bruno – Salão de Beleza – Brasília: Sebrae, 2004. pg 34) o sistema Simples de tributação federal tem-se apresentado como a melhor opção para as micro e pequenas empresas, tantopela economia tributária que proporciona, como também pela simplificação do recolhimento dos tributos. Mas alem do Sistema Simples existe o Lucro Arbitrário, Lucro Real, Lucro Presumido.

2. DESENVOLVIMENTO
Antes de definir o 1º passo para a abertura do salão é importante definir o ponto para instalação da empresa, e verificar as principais providências que deverá ser adotada antes de alugar oimóvel:
• Contrato de Locação;
• Partes Contratantes;
• Cláusulas do contrato (previamente discutidas);
• Documentação;
• Prazo do Contrato;
• Laudo de Vistoria.
2.1. PRIMEIRO PASSO
O primeiro passo para abertura do salão de beleza é escolher o tipo de sociedade a empresa deverá adotar. A legislação brasileira estabelece 5 (cinco) tipos de sociedades entre os quais a "sociedadeempresaria" deverá optar:
1. Sociedade em nome coletivo;
2. Sociedade em Comandita Simples;
3. Sociedade em Comandita por ações;
4. Sociedade anônima; e
5. Sociedade Limitada.
A sociedade que iremos adotar será a Sociedade Limitada, pois são as mais comuns no Brasil, uma vez que a responsabilidade dos sócios é limitada em relação às obrigações assumidas pela empresa. Os demais tipossocietários possuem sócios que respondem ilimitadamente pelas obrigações sociais. Para se ter uma idéia, segundo dados divulgados pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio - DNRC, aproximadamente 99,5% das sociedades registradas entre 1985 e 2003 foram do tipo "Sociedades por Cotas de Responsabilidade Limitada".
2.2. SEGUNDO PASSO
O segundo passo a ser definido é o nome da empresa.Dependendo do tipo de sociedade escolhida, esse nome pode ser em forma de denominação social ou firma.
A sociedade limitada pode adotar tanto firma como denominação social, tanto faz, mas ao final do nome deve constar a palavra "limitada", ou sua abreviatura "Ltda.".
A firma será denominada com o nome de um ou mais sócios, desde que pessoas físicas, de modo indicativo da relação social. Ex.: MariaMercúrio e Luísa Terra – Salão de Beleza, Ltda.
A denominação deve designar o objeto da sociedade, sendo permitido nela figurar o nome de um ou mais sócios. Ex.: Salão de Beleza Sempre Bela, Ltda.
Cuidado, a omissão da palavra "Limitada", ou de sua abreviatura "Ltda.", determina a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade.A inscrição do nome da empresa (firma ou denominação social) no respectivo órgão de registro (Junta Comercial), assegura o seu uso exclusivo, no mesmo ramo de atividade, nos limites do respectivo Estado em que a empresa for registrada. Entretanto, caso você queira estender a proteção e o uso com exclusividade do nome (marca) de sua empresa para todo o território nacional, deverá requerer o...
tracking img