Logistica correios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES - Continuação

REPOSIÇÃO DE ESTOQUE

Principais métodos de reposição de estoques:
• Período constante e quantidade constante
Por ser simples, sem necessidade de análises e cálculos é normalmente utilizado para itens de pouco valor e criticidade. Para itens com demanda regular, é auto-ajustável em longo prazo. Não é aplicável a itens com demanda variável.Exemplo: pedidos mensais constantes de material de limpeza ou material de copa.
• Período constante e quantidade variável
Pedidos realizados periodicamente para reposição de estoque máximo previamente definido. Geralmente usado para itens de baixo valor e com criticidade moderada e com demanda variável. Exemplo: insumos para manutenção de equipamentos.
• Ponto de reposição e quantidadeconstante
Os pedidos são realizados quando o estoque atinge uma quantidade calculada como ponto de reposição, independente da quantidade de tempo decorrido desde o último pedido. São solicitadas quantidades fixas e pré-determinadas de material. Recomendado para itens com variabilidade de demanda e criticidade moderada a alta. Mais difundido e utilizado nos sistemas de gerenciamento de estoque.
• Pontode reposição e quantidade variável
Como anterior, mas com revisão do lote de compras a cada compra. Adequado a itens de valor muito alto.
Nos casos de itens de consumo especial ou esporádico, as compras são realizadas com base na previsão de utilização e no lead time de entrega. Esses itens geralmente não são parametrizados para reposição de estoque por serem de alto valor e/ou prazo de validadecurto.

Tipicamente o ponto de reposição pode ser calculado pela quantidade de material a ser consumida entre o pedido e a entrega.

Pt.Rep = SS + C x LT (consumo durante o Lead time)

CUSTOS DE ESTOQUE

Pode ser dividido em três componentes principais:

• Custo de aquisição (compras): são custos fixos e variáveis referentes ao processo de emissão de um pedido. Os fixos são os saláriosdo pessoal gerencial envolvido na emissão dos pedidos e os variáveis estão nas fichas de pedidos e nos processos de enviar esses pedidos aos fornecedores, bem como, todos os recursos necessários para tal procedimento. Exemplo:

No exemplo, apesar do custo total do mês 2 ser maior, ele foi mais eficientemente utilizado, de forma que os custos médios por pedido ficaram menores.

O cálculo docusto de aquisição por item deve ser feito pela divisão de todos os custos de aquisição pela quantidade de pedidos realizados no período, independentemente da quantidade de itens envolvida em cada pedido.

De maneira geral, deve-se tentar diminuir os custos fixos para não pesar no cálculo individual. Nessa mesma linha de raciocínio, deve-se tentar reduzir a quantidade de pedidos individuais por mêspara diminuir os custos totais referentes a custos variáveis.

Assim, a ponderação ideal seria que todos os custos fossem variáveis (ou seja, que os custos fixos fossem muito pequenos) e que a quantidade de pedidos fosse muito pequena, para temos custos totais pequenos e também as médias por pedido pequenas.

• Custo de manutenção dos estoques: são as despesas de armazenagem (área, estruturasde armazenagem, controles, equipamentos de movimentação, pessoal, custo financeiro e depreciação do estoque). Existem ainda os custos relativos aos impostos e aos seguros de incêndio e roubo. Normalmente determinados como fixos para o estoque médio para facilidade operacional e de cálculo. Além disso, os itens estão sujeitos a perdas, roubos e obsolescências.
Exemplo:

• Custo da falta deestoque: no caso de não cumprir o prazo de entrega de um pedido colocado, poderá ocorrer ao infrator o pagamento de uma multa ou até o cancelamento do pedido, prejudicando assim a imagem da empresa perante o cliente. Este problema acarretará um custo de difícil mensuração relacionado com a imagem, custos, confiabilidade, concorrência etc. Internamente o normal é computar como custo de falta de...
tracking img