Logistica dos correios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O conceito de logística integrada ainda experimenta o processo de consolidação, e por isso necessita de estudos que contribuam com a consistência, diversidade e aplicabilidade de sua teoria. As atividades logísticas são praticadas desde a antiguidade e, ao longo do tempo,
sofreram evoluções em suas práticas e seus conceitos, até que na era contemporânea foram
reconhecidas comoatividades integradas. A sistematização da teoria vem sendo atualizada ao
passo que as demandas variam devido às alterações ambientais, que exigem aumento de
eficiência e de eficácia no fluxo físico e de informação e no atendimento ao cliente. A concorrência global e a evolução da tecnologia da informação (TI) foram importantes estímulos da modernização das atividades logísticas porpossibilitarem a flexibilidade e a
agilidade necessárias para atender a um novo perfil de cliente, mais informado e exigente. Entretanto, os estudos têm sido direcionados para as atividades de manufatura ou de transporte. Anteriormente, as atividades de serviços não exerciam importante influência econômica, mas a evolução tecnológica e o surgimento de um novo tipo de empresa prestadora de serviços – global,virtual e inteligente – abrem espaço para a ampliação da abrangência dos conceitos de logística, pois essa nova empresa está preocupada em solucionar questões a respeito de distância dos clientes, de fluxo de informações e de suprimento dos materiais utilizados na prestação dos serviços.
Este trabalho pretende explorar e descrever as características das operações logísticas que os Correiosbrasileiros praticam.
Nos próximos tópicos o estudo desenvolve a revisão teórica explorando logística integrada e logística em prestação de serviços. Na seqüência, o artigo apresenta as definições metodológicas e o estudo de caso, caracterizando a unidade de análise e descrevendo as especificidades evidenciadas.

2. HISTÓRIA DOS CORREIOS

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou,simplesmente, Correios, é a empresa estatal do Brasil operadora dos serviços postais. A ECT foi criada em 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações, mediante a transformação da Autarquia Federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). A mudança não representou apenas uma troca de sigla, foi seguida por uma transformação profunda no modelo degestão do setor postal brasileiro, tornando-o mais eficiente, e na consolidação de uma marca reconhecida por muitos como um verdadeiro patrimônio nacional. Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.
Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família SEDEX,serviço de encomendas expressas. Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridospela internet.
Os Correios são, no Brasil, uma das instituições de maior confiabilidade: reiteradas pesquisas demonstram que o povo brasileiro entende que a ECT estariam à frente de instituições fortes como a Igreja e os Bombeiros, números que não foram abalados mesmo com as denúncias de corrupção em que estiveram envolvidos alguns de seus funcionários, cujas investigações desembocaram no chamadoEscândalo do Mensalão no ano de 2006.

3. LOGÍSTICA INTEGRADA

Segundo Ballou (1993), o principal problema que a logística busca solucionar é equacionar produção e demanda para disponibilizar bens e serviços aos consumidores, nas condições físicas que esperam, quando e onde desejam.
Conforme Figueiredo e Arkader (2004), como todo conceito novo, ainda não há um corpo de pensamento...
tracking img