Sacola retornavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
As sacolas plásticas se tornaram populares ao longo da década de 1970 e têm constituído um problema relacionado à poluição do planeta desde então, as sacolas de papel são problemáticas por outro motivo. Todos os anos milhões de árvores são cortados para produção de sacos de papel. Já as sacolas retornáveis, que são feitas de tecido, embora alguns até possam ser sintéticos, a maiorialeva tecido natural. Estas sacolas podem ser reutilizadas por vários anos com os cuidados adequados, sendo este o seu principal benefício, visto que não é necessário utilizar sempre novas sacolas.
A necessidade de ajudar o meio ambiente leva as pessoas a pensarem em soluções praticas que agradem a população. Esse foi o caso da criação do projeto com sacolas ecológicas ou retornáveis que surgiramno conceito de sustentabilidade para substituir as sacolas de plástico, tanto de mercados quanto do comércio em geral. Em Belém, a rede de supermercados LIDER aderiu à idéia de inserir o projeto com sacolas retornáveis.
A idéia da rede de supermercados LIDER é ao longo dos anos substituir gradativamente as sacolas tradicionais das lojas pelas sacolas retornáveis. Com a circulação diária decentenas de clientes em todas as lojas entende-se que esse é um excelente canal para conscientizar e influenciar o comportamento do consumidor, estimulando seu engajamento no processo já que ele é o foco principal do projeto. Para estimular os clientes a rede supermercadista distribuiu gratuitamente centenas de sacolas retornáveis, juntamente com outras ações como palestras e distribuição de cartilhasinformativas visando uma melhor orientação e conscientização por parte do consumidor.
Ainda existe uma resistência em algumas cidades do Brasil, onde a facilidade do uso de sacolas plásticas não sobrepõe o mal que as mesmas causam ao meio ambiente. Mas a tendência é que essa mudança do uso de sacolas plásticas pelas retornáveis seja apoiada por mais e mais pessoas.
A inserção das sacolasretornáveis na rede supermercadista LIDER não é a única ação do setor para desestimular o uso de sacolas plásticas tradicionais. Algumas lojas da rede disponibilizam de forma gratuita, por exemplo, caixas de papelão para que os clientes transportem os produtos. Se todos os supermercados utilizam sacolas, de alguma forma o consumidor irá pagar por elas, já dentro do preço das mercadorias. Assim, se houvessea consciência do consumidor de que ele pode usar menos sacolas, isso terminaria influenciando nos preços dos produtos do supermercado.

1 - Tema: Projeto de sacolas retornáveis no supermercado Líder Batista Campos em Belém-Pa.
2 - Objetivos:
2.1 - Objetivo Geral:
• Verificar a aceitação, dos clientes sobre a importância do uso de sacolas retornáveis, implantadas no supermercado Líder BatistaCampos em Belém do PA.
2.2 - Objetivo Específico:
• Identificar o grau de conscientização dos clientes sobre a importância da preservação ambiental.
3 - Problema:
• Considerando que pouquíssimas pessoas utilizam as sacolas retornáveis, neste sentido, entra em discussão o problema das sacolas plásticas, comuns em supermercados. Qual será a aceitação pelo publico e os clientes, logo, estematerial tende a ser substituído por sacolas retornáveis, geralmente de tecido, laváveis e reutilizáveis?
4 - Justificativa
Muitas Discussões sobre a degradação do meio ambiente e a necessidade de minimizar os impactos negativos sobre ele começaram a aquecer nos últimos anos e foram decisivas para inserir com mais força no varejo produtos até então pouco explorados. Entre eles, as sacolasretornáveis, começaram a despontar como alternativas às tradicionais sacolas plásticas e, passaram a ser comercializadas nas principais redes supermercadistas do Brasil, e agora o projeto será inserido na rede de supermercados Líder Batista Campos em Belém PA.
A preocupação com o uso de sacolas plásticas tradicionais é simples de entender. Só o Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de...
tracking img