Vantagens da sacola retornavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Há um ano em vigor no Rio de Janeiro, a lei das sacolas plásticas já deu e vai continuar dando o que falar. A lei estadual 5.502 foi sancionada em 2009 eprevê o recolhimento de sacolas plásticas e a substituição por bolsas retornáveis. A partir da sanção, empresas de médio e grande porte tiveram um ano para seadaptar. Segundo a lei, a cada cinco itens comprados, o cliente que não usar a sacola plástica tem direito de receber R$ 0,03.

O oceanógrafo e professor da UVA,David Zee, diz que apesar de indiretos, os benefícios são muitos e de longo prazo. “Tais como a descontaminação dos mananciais hídricos urbanos, melhoria dopaisagismo, redução dos riscos de inundações nas cidades, redução dos gases do efeito estufa, proteção da fauna marinha, entre outros”, cita o especialista.David Zee explica que, dependendo do tipo de sacola, como as finas de supermercado, elas demoram mais de 100 anos para se decompor. “No caso de sacos escuros,mais grossos, demoram quase 400 anos para total decomposição”, conta.

O professor acredita que apesar de a sociedade dizer que se preocupa com o meioambiente, a falta de opções para descartar o lixo residencial tem sido um impasse para que a população adira à lei. “A comodidade e a falta de mecanismos paraincorporar o custo ambiental penalizando o consumidor são fatores que impedem a rápida incorporação do costume na sociedade”, avalia. Como alternativa às sacolasplásticas para descartar o lixo ele sugere “o uso do papel de jornal dobrando-o em forma de cesto estruturado para receber os restos orgânicos, lixo doméstico”.
tracking img