Sustentabilidade empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRUNA COLBER DE ALMEIDA – RA: A622JJ-4

TÍTULO: SUSTENTABILIDADE EMPRESERIAL

Trabalho apresentado para avaliação de sustentabilidade empresarial, na disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico, do curso de Administração de Empresa, da Universidade Paulista de São Paulo, ministrada pelo professor Fernando Peres

UNIP – SÃO PAULO
CAMPUS NORTE
2012/1°

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS ECOMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

UNIP – SÃO PAULO
CAMPUS NORTE
2012/1°

Bruna Colber de Almeida

Sustentabilidade Empresarial

Objetivo: Estudar o tema sobre sustentabilidade empresarial.

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Curso de Administração.

Prof°: FernandoPeres

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Diferença entre sustentabilidade econômica, social e ambiental----------- 10

Sumário
1. INTRODUÇÃO 2
2. SUSTENTABILIDADE 3
3. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4
4. ADMINISTRAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 5
5. DIFERENÇA ENTRE SUSTENABILIDADE ECÔNOMICA, SOCIAL E AMBIENTAL 6
6. COMO DEFINIR UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL 7
7. CONCLUSÃO 9
8. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 10

1. Introdução
Com os avanços tecnológicos ocorridos após a revolução industrial e o crescente aumento da população a atividade humana passou a causar mais impacto negativo ao meio ambiente, e o que durante muito tempo foi visto como fonte inexaurível de recursos disponíveis para servir às necessidades do homem agora passa a ser uma inquietação, porquanto os recursos são limitados.
Ociclo produtivo da sociedade capitalista extrai do meio ambiente os insumos necessários para a produção de alimentos e bens de consumo, entretanto, o processo produtivo retorna resíduos sólidos, efluentes líquidos e emite gases nocivos e poluentes em grandes quantidades, acarretando poluição ambiental e esgotamento dos recursos naturais.
Outra preocupação que emerge é que uma volumosa camada dapopulação mundial que sofre com a pobreza, fome e exclusão social. As empresas procuram resultados financeiros, ampliação de fatias de mercado e sobrevivência e manutenção de sua competitividade.
A globalização da economia e o acirramento da competição mundial elevam a escala de produção, com a conseqüente busca da redução dos custos.
Diante deste panorama as empresas passam a se reestruturarpara se adequarem a esta nova percepção. As pressões sociais e restrições impostas fazem com que as empresas sejam forçadas a buscar formas de reduzir seu impacto ambiental e a melhorar sua imagem frente a sua responsabilidade social. Neste sentido, muito tem sido feito para a sustentabilidade do setor produtivo.
O objetivo deste trabalho é apresentar o conceito de sustentabilidade empresarial eos principais indicadores de sustentabilidade das empresas brasileiras. Parte-se de uma evolução histórica sobre o pensamento do desenvolvimento sustentável para então se definir sustentabilidade empresarial e apresentar os indicadores sustentáveis promovidos pelas organizações.

2. SUSTENTABILIDADE
O termo "sustentável" vem do latim: sustentare. Cujo significado é sustentar; defender;favorecer, apoiar; conservar, cuidar.
Sustentabilidade é a capacidade de interagir o homem ao mundo, definindo ações e atividades humanas que visam suprir a suas necessidades atuais, visando não comprometer o futuro das futuras gerações.
Usando de forma inteligente os recursos naturais para que eles possam se manter no futuro. Garantindo o desenvolvimento sustentável para a humanidade. Estãorelacionadas diretamente ao desenvolvimento econômico, energético, ambiental e questões sociais sem agredir o meio ambiente.
A seguir pode-se verificar algumas ações importantes relacionadas a sustentabilidade:
- Controle da exploração das florestas, garantindo o replantio sempre que necessário. E a preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica.
- Incentivo a...
tracking img