Logistica dos correios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresa Brasileira de Correios e telégrafos




A Empresa brasileira de correios e telégrafos tem uma historia muito antiga que começa no descobrimento do Brasil, com a primeira carta escrita por Pero Vaz de Caminha em 1500 e ao longo dos anos esteve ligada ao nosso país e seu desenvolvimento histórico.
No começo o Brasil Colônia se reportava a Portugal, mas o sistema postalera muito inadequado e tinham que usar os correios de nações vizinhas, e mesmo sendo criado o Correio-mor das Cartas do Mar o problema não se resolveu. Com a chegada da Família Real no Brasil, a situação melhorou, pois foram instituídos o 1° Regulamento Postal e a emissão de novos decretos.
Nos anos que se seguiram os correios foram se adaptando as mudanças que ocorriam no mundo, mas amudança mais significativa só ocorreria em 1931, com a criação do Departamento dos Correios e Telégrafos, que subordinado ao Ministério de Viação e Obras Publicas passou a ter a administração dividida em Diretorias Regionais.
Com o tempo tornou-se necessário reorganizar o serviço postal, torná-lo mais moderno, então o departamento passa a ser denominado ECT “Empresa Brasileira de Correios eTelégrafos”, e passou a ser vinculado ao Ministério das Comunicações .
Em todos esses anos foram criados muitos tipos de serviços para atender a população e a cada ano que passa e novas mudanças políticas e comportamentais acontecem, novos serviços surgem ou são adaptados às novas necessidades dos usuários.


































MISSÃOFacilitar as relações pessoais e empresariais mediante a oferta de serviços de correios com ética, competitividade, lucratividade e responsabilidade social.

VISÃO

Ser reconhecida pela excelência e inovação na prestação de serviços de correios.



VALORES


Satisfação dos Clientes;
Respeito aos Empregados;
Ética nos Relacionamentos;
Competência Profissional;
Compromisso com asDiretrizes Governamentais;
Responsabilidade Social e
Excelência Empresarial.












HISTÓRIA POSTAL
O desenvolvimento da História Postal corresponde ao crescimento e à transformação histórica do próprio País, razão pela qual o conhecimento dos principais fatos ligados à implementação e ao desenvolvimento dos serviços postais fornece um panorama do desenvolvimento históricobrasileiro.
Do surgimento dos serviços postais até os dias de hoje, os Correios assumiram sua postura de elo que aproxima as pessoas e de instituição respeitável que sempre procurou adequar-se aos vários períodos de desenvolvimento do País, buscando o progresso para os seus serviços prestados à sociedade.
Início

 PERÍODO COLONIAL

Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500,surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao País a qual, escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao Rei de Portugal, relatava com notório entusiasmo o descobrimento de uma nova terra. Com este acontecimento, eternizado na história brasileira, estava sendo escrita a primeira página do surgimento dos correios no Brasil.
Os primórdios dos serviços postais no Brasil-Colônia reportam-se aoscorreios em Portugal e à sua atuação neste novo território. Durante os primeiros tempos da colonização do Brasil, os portugueses não dispunham de um sistema postal bem organizado, tendo, inclusive, que recorrer ao de nações vizinhas.
Nem a criação do Correio-mor das Cartas do Mar, em 1673, resolveu o problema de ligação postal entre a nova terra e a metrópole. Deste modo, a dificuldade nacomunicação entre Portugal e o então Brasil-Colônia fez com fossem instituídos, definitiva e oficialmente em 1798, os Correios Marítimos e, anos mais tarde, com que surgissem preocupações de maior expansão dos serviços para o interior da Colônia.
A chegada da família Real ao Brasil abriu caminhos para que o serviço postal pudesse melhor se desenvolver. Deste evento resultaram o progresso comercial, a...
tracking img