Familia e casamento na umbanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Casamento na Umbanda
LURDES DE CAMPOS VIEIRA / SUP. RUBENS SARACENI
O elemento humano vital, o impulso universal que tudo cria e gera, que motiva duas pessoas a unirem suas vidas em uma existência comum, é o Amor. O verdadeiro sentido do casamento é a fusão de duas almas, é deixar de ser parte para tornar-se todo. A união das forças do homem e da mulher, em um compartilhar sincero dedu¬¬as vidas, faz aflorar uma parte funda¬men¬tal do ciclo humano. O casamento é o elo mais forte e perpetuador da sociedade, é a união solene entre duas pessoas de sexos diferentes, com legitimação religiosa e/ou civil, para a constituição de uma família. A família deve funcionar como o berço dos valores que formam o caráter e a personali¬dade do ser. O casamento é perpetuador da família e daespécie.
Os primeiros conceitos de ética e moral, a primeira idéia e concepção sobre o que é Deus, religião e religiosidade, aparecem na família, uma das principais bases de nossa sociedade. Isso coloca em evidência a im¬portância da união matrimonial, da integra-ção e da valorização da família com a re¬ligião. O casamento não é apenas uma ins¬tituição humana, mas é também instituição divina. Nãopodemos esquecer que a lei dos homens não é mais importante que as bênçãos de Deus. Para isso, o Divino Cria¬dor, Olorum, precisa estar presente, como Sacramento (sinal), na vida dos casais. Sem Olorum, o casamento pode tornar-se um fardo muito pesado de se carregar. O amor humano e o desejo sexual podem se exaurir rapidamente, e, portanto, não serem sufi¬cien¬tes para sustentar a relação.
Ocasamento significa uma verdadeira aliança do casal com o plano divino, pois o Divino Criador é Amor, é união, é dádiva, é bondade infinita. A bênção de Deus fortale¬ce o casamento, na realidade do dia-a-dia, restaurando-o com Sua misericórdia, sem¬pre que necessário; proporciona cresci¬mento espiritual e aproxima o casal do Divino Criador.
O casamento na Umbanda é um ritual belo, simples e singelo,no qual o sacerdote ou a sacerdotiza, ou a entidade responsável, pela outorga a eles conferida, dá as bênçãos divinas para a união do casal, lembrando-lhes os valores e o significado dessa união. A Umbanda prega a monogamia, a fide¬lidade, o respeito mútuo e o amor a Deus. O bom relacionamento deve ser dinâmico e sua harmonia só pode ser alcançada com Amor, Respeito, Dedicação, Crescimento eMaturidade.
Preparação: Em frente ao altar, deverá estar arrumada uma mesa, orna¬mentada com uma bela toalha branca ren¬dada. No chão podem ser colocados belos vasos com flores. Sobre a mesa, castiçais com velas: branca, para Pai Oxalá, e azul-claro, para Mãe Iemanjá. Também deve haver sobre a mesa água, pemba ralada e crisântemos, uma vela rosa para a noiva, representando Mamãe Oxum e uma velaazul-turquesa para o noivo, representando Papai Oxumaré. Esses orixás simbolizam a união para a preservação da vida.
• A água, em um cálice ou taça, significa a vida e a purificação. É utilizada para banhar as alianças.
• A pemba, representa o alimento, a terra, a firmeza e a estabilidade.
• O crisântemo é utilizado para aspergir a água, abençoando, para colocar as alianças dentro e porque foi a florindicada pelos mentores, pois traz harmonia, quietu¬de, paciência, tolerância e benevolência.
Em frente à mesa, no chão, devem estar duas belas almofadas brancas, de cetim, para que nelas os noivos se ajoelhem ou um genuflexório no qual os noivos fiquem bem acomodados. Os médiuns poderão estar formando a corrente mediúnica, os homens à esquerda e as mulheres à direita, de frente para o altar. Nomeio, deixar um corredor, com 7 médiuns mulheres do lado direito e 7 médiuns homens do lado esquerdo, segurando palmas brancas, formando uma espécie de “túnel de flores”, para a passagem da noiva, na entrada, e dos noivos, na saída. O corredor poderá estar coberto com pétalas de rosas ou folhas de outras plantas. Ele simboliza o caminho florido que estão pisando juntos.
O trabalho: O (a)...
tracking img