Logica fuzzy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANGLO AMERICANO DE FOZ DO IGUAÇU
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

LÓGICA FUZZY

Trabalho para a disciplina de Inteligência Artificial elaborado pelos acadêmicos: Kristoff Oliveira da Silva e Nelson Kelvin P. do Nascimento do 7º período de Ciência da Computação da Faculdade Anglo Americano, sob instrução da professora Itamar Nieradka

Foz do Iguaçu, Paraná.
Junho/2012INTRODUÇÃO

LÓGICA FUZZY
Com base na teoria de Aristóteles, filósofo grego (384 - 322 a.C), foi estabelecido um conjunto de regras rígidas para que conclusões pudessem ser aceitas logicamente válidas. O emprego dessa lógica levava a uma linha de raciocínio lógico baseado em premissas e conclusões. Como exemplo: se é observado que "todo ser vivo é mortal" (premissa 1), a seguir é constatado que "Sarahé um ser vivo" (premissa 2), como conclusão, temos que "Sarah é mortal". A lógica Ocidental, assim chamada, tem sido binária (declaração falsa ou verdadeira), não podendo ser ao mesmo tempo parcialmente verdadeira e parcialmente falsa. A Lógica Fuzzy ou Lógica Nebulosa, ou até mesmo Lógica Difusa viola estas suposições. Um sim ou um não como resposta a estas questões é na maioria das vezesincompleta podendo existir infinitos graus de incerteza. Esta imperfeição intrínseca à informação representada numa linguagem natural tem sido tratada matematicamente no passado com o uso da teoria das probabilidades. Contudo, a Lógica Fuzzy, com base na teoria dos Conjuntos Fuzzy, tem se mostrado mais adequada para tratar imperfeições da informação do que a teoria das probabilidades. Este termo, aprincípio, nos permite pensar em algo confuso (nebuloso), porém, atualmente, é bastante direto.
A Lógica Fuzzy foi imposta no contexto científico em 1965 pelo professor Lotfi A. Zadeh (Universidade da Califórnia, Berkeley), através da publicação do artigo Fuzzy Sets no journal Information and Control. A ele é atribuído o reconhecimento como grande colaborador do Controle Moderno. Em meados da década de60, Zadeh observou que os recursos tecnológicos disponíveis eram incapazes de automatizar as atividades relacionadas a problemas de natureza industrial, biológica ou química, que compreendessem situações ambíguas, não passíveis de processamento através da lógica computacional fundamentada na lógica booleana. Procurando solucionar esses problemas o Prof. Zadeh publicou em 1965 um artigo resumindoos conceitos dos Conjuntos Fuzzy, revolucionando o assunto com a criação de Sistemas Fuzzy.
A Lógica Fuzzy consiste em aproximar a decisão computacional da decisão humana, tornando as máquinas mais capacitadas a seu trabalho. Isto é feito de forma que a decisão de uma máquina não se resuma apenas a um "sim" ou um "não", mas também tenha decisões "abstratas", do tipo "um pouco mais", "talvez sim",e outras tantas variáveis que representem as decisões humanas. É um modo de interligar inerentemente processos analógicos que deslocam-se através de uma faixa contínua para um computador digital que podem ver coisas com valores numéricos bem definidos (valores discretos).
A teoria de conjuntos Fuzzy tem sido empregada com sucesso para exprimir conhecimento impreciso e resolver problemas em muitasáreas onde o modelamento convencional é difícil, ineficiente ou muito oneroso. A possibilidade de descrição linguística do modelo, ao invés de utilização das equações diferenciais, possibilita o aproveitamento do conhecimento heurístico dos operadores e facilita o desenvolvimento de soluções.
Assim, com o passar dos anos, a lógica fuzzy encontrou aplicação em uma infinidade de áreas, através dasquais tem mostrado sua capacidade de adaptação e facilidade de interface com o ser humano. Conforme Von Altrock (1996), pode-se encontrar aplicação para a mesma em diversas áreas como: avaliação de crédito, controle de fluxo de caixa, análise de risco, controle de estoques, avaliação de marketing, avaliação de fornecedores, controle de qualidade, otimização de inventários, etc
Grau de...