Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A UTILIZAÇÃO DA TOPOGRAFIA SUBTERRÂNEA NA CONSTRUÇÃO DE TÚNEIS
A escavação de túneis, nos primórdios da civilização e antes do advento dos explosivos e das máquinas escavadoras, era desenvolvidapor operários que esculpiam o solo utilizando ferramentas basicamente manuais. Ao longo do tempo os métodos e equipamentos para este tipo de construção evoluíram muito devido às necessidades do meio epara garantias de sucesso. Dito isto podemos citar alguns túneis que tiveram seu marco histórico.
- Túnel Thames, construído em Londres no de 1825, tem 370 metros de comprimento. Foi o 1° túnelsubmarino do mundo. Para escavar o túnel abaixo do Rio Thames, o engenheiro Marc Brunel observou o molusco chamado Teredo (o referido molusco cavava a madeira encharcada e para evitar que fosse esmagado,soltava uma substancia que endurecia a madeira evitando seu esmagamento). Pensando nesse método do teredo, o engenheiro construiu uma maquina que passa a ser chamada de “escudo para a construção detúneis”. O equipamento possuía 326 molduras de ferro, cada uma sustentava um revestimento de pranchas de madeira que protegia o túnel contra forças instáveis. Esse túnel levou 12 anos para serconstruídos.
- O túnel Box, com 2940 metros de comprimento, que liga Londres à Bristol, foi construído pelo filho de Marc Brunel, Isambad Brunel. Para abrir caminho em uma colina de calcário, o engenheirodecidiu usar explosivos para facilitar as escavações. Ele explodiu a montanha dos dois lados e cavou poços profundos ao longo da rota proposta para o túnel, acelerando as escavações.
- Túnel Mersey, com3920 metros de comprimento, foi projetado em 1886 pelo engenheiro Francis Fox. Para manter o ritmo de trabalho e manter seus homens em segurança, Francis Fox, conseguiu realizar um marcorevolucionário na engenharia para as escavações de túneis ferroviários. Ele apresenta a máquina escavadora que possuía um enorme braço rotatório com dentes afiados de ferro capazes de cortar pequenos pedaços...
tracking img