Qualidade e logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA

A importância do processo da Administração da Produção e Logística que visa à qualidade e um bom sistema de Serviços e produtos, traz a satisfação do cliente e da Organização?

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CRISANTO ROBSON VINENTESANTAREM

MANACAPURU, AM, Brasil
2012

INTRODUÇÃO
Administração da Produção e Logística , que visa a Qualidade e Operações de Serviços e Produtos, devido à grande demanda e velocidade de mutação no mercado de trabalho, acontecem vários métodos de se manter no mesmo através de requisitos básicos trabalhados dentro da organização e visando os colaboradores como principal ferramenta decompetitividade.

A qualidade é feita apartir do primeiro contato do cliente até a entrega do produto oferecido, pensando dessa forma poderei desenvolver o meu TCC, através desse processo. Tentarei transparecer todo esse processo no decorrer de um atendimento visando detalhar com clareza como se podem manter seus clientes com competência, assiduidade e qualidade do produto.
A qualidade logística é oconjunto de medidas padrão e limites de tolerância entre a empresa e os seus clientes e consumidores. Para que, sob o ponto de vista logístico, exista qualidade, esses padrões têm que ser satisfeitos dentro dos limites de tolerância. Uma empresa, baseada em fluxos, aplica padrões rigorosos para medir ou avaliar os seus serviços logísticos (Carvalho, 2002, p. 130).
Existem quatro aspectos centrais paraa definição de qualidade logística (Carvalho, 2002, p. 130-131):
* O apoio total às necessidades dos clientes e consumidores;
* As entregas a tempo:
* A ausência de erros nos fluxos de produtos e informação;
* Inexistência de roturas de stocks.
Para que seja possível melhorar a qualidade logística são necessárias técnicas que permitam a detecção de problemas, a medição e oacompanhamento. As técnicas mais utilizadas para obtenção dessa melhoria são: listas de controlo (check-lists), diagramas de causa-efeito (diagrama de Ishikawa), diagramas de correlações e dispersões, diagramas de afinidades, histogramas, diagramas de Pareto, o CPM (Critical Path Method – método do caminho crítico) e o PERT (Program Evaluation and Review Technique) (Carvalho, 2002, p. 132).
A qualidadelogística tem também um custo associado à prevenção, avaliação e possível falha. Para a criação de valor (tentativa de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes/ consumidores) a qualidade logística é considerada como essencial, mas deve ter uma relação estreita com a produtividade (combinação dos recursos dos participantes na cadeia de abastecimento por forma a conseguir a melhorqualidade logística ao mais baixo custo) (Carvalho, 2002, p. 134).
Diante do exposto, observa-se que a qualidade dentro da logística, tema desta proposta de pesquisa, pretende investigar a relevância do mesmo para as organizações na era da globalização e da revolução tecnológica, uma vez que as tecnologias da informação e comunicação promovem novas formas de gerar, tratar e distribuir a informaçãodentro e fora da organização


2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo geral:
Analisar os processos de comunicação e o fluxo da informação intrainstituconal com vistas a melhoria do processo por meio das tecnologias da comunicação e informação visando melhorar os seguintes itens:
* O apoio total às necessidades dos clientes e consumidores;
* As entregas a tempo:
* A ausência de errosnos fluxos de produtos e informação;
* Inexistência de roturas de stocks
2.2. Objetivos específicos:
Mostrar como a qualidade e a logística podem integrar uma estratégia de
Competitividade de um setor com baixo grau de estruturação;
Indicar como a logística pode baixar custos e melhorar a qualidade do produto;
Identificar problemas e sugerir melhorias;
3. PROCEDIMENTOS...
tracking img