Logaritmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
Administração

Matemática Aplicada

Prof.

Logaritmo

(2° EPATA DA ATPS)

Campo Grande – MS

21 de Março de 2011

INTRODUÇÃO

A Matemática é umaciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. Ela compreende uma constante busca pela veracidade dos fatos através de técnicas precisas e exatas. Aolongo da história, a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada, organizada em teorias válidas e utilizadas atualmente. 
Ela prossegue em sua constante evolução, investigando novas situações eestabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos.

DESENVOLVIMENTO

Os logaritmos foram inventados por John Napier, de modo a simplificar os processos de multiplicação e divisão.Logaritmo é um estudo da matemática que depende maciçamente do conhecimento sobre potenciação e suas propriedades, pois para resolvermos, encontrarmos o valor numérico de um logaritmo, é precisodesenvolver uma potência ou toda potência pode ser transformada em um logaritmo.

Antes dos logaritmos, a simplificação das operações era realizada através das conhecidas relações trigonométricas,que relacionam produtos com somas ou subtrações. Esse processo de simplificação das operações envolvidas passou a ser conhecido como prostaférese, sendo largamente utilizado numa época em que asquestões relativas à navegação e à astronomia estavam no centro das atenções. De fato, efetuar multiplicações ou divisões entre números muito grandes era um processo bastante dispendioso em termos de tempo.Exercícios

1. (UERJ) Durante um período de oito horas, a quantidade de frutas na barraca de um

feirante se reduz a cada hora, do seguinte modo:

Nas t primeiras horas diminuem sempre 20% emrelação ao número de frutas da hora

anterior;

Nas 8 – t horas restantes diminuem 10% em relação ao número de frutas da hora anterior.

Calcular:

A. O percentual do número de frutas que...
tracking img