Importancia de henri fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão:
Em 1916, Henri Fayol propôs 14 princípios, considerados por ele indispensáveis para se conseguir o êxito no processo administrativo de uma organização daquela época. O artigo abaixo demonstra os princípios e uma análise feita por autores contemporâneos para aplicabilidade destes princípios para as organizações modernas. Baseado em nossas aulas e no texto, é possível afirmar que osprincípios de Henri Fayol são perfeitamente aplicáveis na administração material e humana das organizações modernas (indústria, comércio, presOS 14 PRINCÍPIOS DE FAYOL
1. Especialização do Trabalho
Fayol: Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
“Hoje, a maioria dos gerentes não encara a especialização do trabalho nem como obsoleta e nem como fonte inesgotávelde aumento de produtividade.” (ROBBINS, 2002, p.172).
Ou seja, há grandes empresas, atualmente, que fazem da especialização uma prática fundamental para alavancar a produção e outras que descobriram formas alternativas para o mesmo fim, como rotação das funções desempenhadas pelos funcionários.
tação de serviço2. Autoridade e Responsabilidade
Fayol: autoridade e o direito de dar ordens e opoder de esperar obediência. A responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade e significa ter o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si
Levando em consideração que a maioria esmagadora das organizações tem seu organograma estruturado por níveis hierárquicos, estes conceitos mencionados são automaticamente inerentes às mesmas. O que deve ser considerado nesteprincípio é a maneira como o gestor aplica a autoridade a ele concedida. Antigamente, as autoridades mais comuns eram as autocráticas, nas quais os chefes eram centralizadores, coercitivos, punitivos e inibidores o que prejudica sensivelmente a motivação e o bem-estar físico e mental do funcionários, Assim as empresas modernas dotam práticas de autoridade e responsabilidade em uma postura maisparticipativa e de valorização humana.” (MATOS, 1996, p.56).
3. Disciplina
Fayol: Depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito às normas estabelecidas.
Atualmente, contamos com algumas mudanças sob a visão deste aspecto. “Os meios de se atingir a disciplina ficam por conta das pessoas, enquanto os resultados são cobrados pela organização. Assim, o desejável é que as organizaçõesnegociem com seus membros os parâmetros de comportamento que estes deverão seguir, sendo que a ação corretiva deve ser preferida à ação punitiva.” (CHIAVENATO, 2002, p.578).
4. Unidade de Comando
Fayol: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.
Parece óbvio a importância da unidade de comando no que diz respeito ao cumprimento das tarefasdesignadas. No entanto, de acordo com Robbins (2002), este princípio assume menor relevância atualmente devido à popularidade das equipes autogeridas e interfuncionais e à criação de novos desenhos industriais que incluem chefes múltiplos. No entanto, algumas empresas ainda utilizam a unidade de comando para aumentar a produtividade, o que faz com que o princípio não possa ser descartado.
5. Unidade deDireção
Fayol: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.
“Seu entendimento torna-se bem simples ao passo que estabelece que uma organização deve se mover toda à direção de um objetivo comum. Sem dúvida, é fundamental que após o estabelecimento das metas e objetivos, os funcionários conduzam seus esforços ao encontro destes, no entanto é necessárioressaltar que as organizações possuem mais de um objetivo, comumente chamados de múltiplos objetivos.” (ROBBINS, 1990, p.132).
6. Subordinação do Interesse Individual ao Interesse Geral
Fayol: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.
É percebido a existência de interesses antagônicos entre o trabalhador e a empresa e a necessidade de buscar uma harmonia. Neste cenário,...
tracking img