Lixo em ambiente escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 46 (11420 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIXO EM AMBIENTE ESCOLAR

RESUMO

A despeito dos inúmeros benefícios trazidos pelo desenvolvimento da humanidade, uma das principais preocupações da atualidade é justamente o meio-ambiente e a importância de sua conservação diante do aumento do consumo principalmente de produtos industrializados, que traz como conseqüência o aumento da quantidade de lixo produzido diariamente, acarretandosérios malefícios à natureza e, conseqüentemente, à própria sociedade. Nesse contexto, a educação ambiental adquire importante papel no desenvolvimento da consciência sobre a necessidade da adoção de medidas para o adequado tratamento do lixo. No âmbito escolar, a coleta seletiva de materiais recicláveis pode ser uma ótima alternativa para educar e sensibilizar a comunidade, através dos alunos. Estetrabalho apresenta uma análise sobre educação ambiental e conscientização da importância da conservação do meio ambiente, com ênfase no tratamento dado ao lixo produzido no ambiente escolar. O presente estudo foi desenvolvido através de técnica bibliográfica e de pesquisa de campo, por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionários, sendo utilizada a metodologia de cunho exploratórioqualitativo, com suporte bibliográfico para a análise de resultados, visando o aprofundamento de aspectos específicos sobre a educação ambiental, buscando compreender a forma com que a questão vem sendo tratada nas escolas. Para tanto, é apresentado o conceito de meio-ambiente e sua importância, a importância do lixo nesse contexto e uma abordagem sobre a questão do lixo nas escolas, possibilitando assimo adequado embasamento para a adequada compreensão e elaboração das considerações finais sobre o tema analisado.

Palavras-chave:
Meio-ambiente; educação ambiental; lixo.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 8

1. MEIO AMBIENTE: ASPECTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS 9
1.1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL ..11
1.1.1 Política Nacional de Educação Ambiental 13

2. O LIXO: ORIGEM, CLASSIFICAÇÃO E TRATAMENTO 17
2.1MÉTODOS UTILIZADOS PARA O TRATAMENTO DO LIXO 20

3. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA DE CAMPO: O LIXO EM AMBIENTE ESCOLAR 26
3.1 COLETA DE DADOS E ANÁLISE DOS RESULTADOS 28
3.1.1 Análise do Questionário 1 29
3.1.2 Análise do Questionário 2 34

CONSIDERAÇÕES FINAIS 37

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 41APÊNDICE.........................................................................................................44

ANEXO 1............................................................................................................48

ANEXO 2 ...........................................................................................................50

ANEXO 3............................................................................................................52

ANEXO 4...........................................................................................................54

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da sociedade humana, sem dúvida, vem trazendo inúmeros benefícios. Contudo, paralelo a esse desenvolvimento, a ação destruidora da natureza vem sendo bastante agravada devido ao contínuo crescimento da população, aumento dos centros urbanos e ao progressocientífico e tecnológico.

Nesse contexto, surgem os problemas sócio-ambientais, revelando-se uma grave ameaça à sobrevivência da vida na Terra. Por esta razão, a preocupação com o meio-ambiente e a conscientização sobre a importância de sua conservação têm sido crescentes, principalmente nas últimas décadas, sendo tema de discussão internacional que envolve os mais diversos assuntos relacionados, comoa educação ambiental, reciclagem de lixo, entre outros.

Nesse sentido, a educação ambiental nas escolas, visando a ampliação da sensibilização sobre meio ambiente, envolvendo a questão do lixo e a busca de soluções para o amenizar o problema do lixo produzido no ambiente escolar é de grande importância, até porque, a escola é um espaço privilegiado para se propor mudanças, uma vez que os...
tracking img