Livro vermelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. Introdução
2. A estruturação da personalidade
3. Factores que influenciam a personalidade
4. Influência da hereditariedade
5. Influência do meio social
6. Influência das experiências pessoais
7. A teoria da personalidade
8. Influencia do meio e da cultura
9. Conclusão
10. Bibliografia
















Introdução
O presente trabalho falar-nos-á sobre apessoa e a cultura sendo o tema geral, e dentro tema desta destacará um subtema muito pertinente que tenho a certeza que irá despertar o interesse de todos nós trata-se da estruturação da personalidade: influencia do meio e da cultura.
Para estarmos actualizados no subtema é necessário desvendarmos o conceito de pessoa e de cultura.
A palavra deriva do grego prosopon que mais tarde os latinosdenominaram de persona que significava mascara usadas no teatro pelos atores.
Segundo o filósofo cristão Severino Beócio (480-524) definiu que pessoa é uma substancia de natureza racional individual.
Ex: o que torna pessoa não são os pés, altura, a cor da pele, a forma do crânio e o seu tamanho, nem a posição social e a riqueza porque não constituem a essência de pessoa, o que nos torna pessoa éa maneira de pensar e de agir.
Ser pessoa significa para o homem ao longo da vida não deixar de ser ele mesmo apesar das inevitáveis transformações.
Segundo Edurd Tylor antropólogo define a cultura como conjunto de complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costume e varias outras aptidões adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
O homem ao contrario dos outrosanimais que seguem modelo de comportamentos fixos, institivos e inatos, devem fazer-se, cultivar-se, porque grande parte dos modelos de comportamentos adquiriu-os no arco de toda vida.










Estruturação da personalidade


Carl Jung diz-nos “Uma personalidade é um todo vivo e individual, único e autómato, que se vai construindo a partir do nascimento, por uma integração dinâmica defactores orgânicos, intelectuais, éticos, afectivos e sociais”. Quando se fala de personalidades fortes e fracas, quer-se dizer que as primeiras são pessoas de comportamentos solidamente não contraditórios e as personalidades fracas são pessoas com comportamentos bastante irregulares. Considera-se uma personalidade perturbada ou em distúrbio, quando os seus traços se tornam rígidos, excessivos,excêntricos e desadequados, impedindo uma adaptação saudável às mudanças do ambiente e ao bom relacionamento interpessoal.


Factores que influenciam a personalidade

A formação da personalidade resulta de uma interacção contínua e dinâmica entre os sujeitos e os seus contextos de vida.

Deste modo, é um processo gradual e complexo que se constrói ao longo do tempo e que depende dainteracção de vários factores: biológicos, sociais e experiências pessoais.

Influência da hereditariedade

O património genético que o indivíduo recebe quando é concebido determina um conjunto de características morfológicas e fisiológicas que o tornam único e que vão influenciar a personalidade, determinando também o sistema nervoso e o sistema endócrino que são fundamentais para descrever algunscomportamentos.
A personalidade também pode ser influenciada pelas nossas características físicas: estatura, cor de olhos e de cabelo, etc., uma vez que influenciam o modo como os indivíduos se vêem a si próprios, e consequentemente, o modo como se relacionam com os outros: se são introvertidos ou comunicativos.

Influência do meio social

O contexto em que estamos inseridos e aspessoas com quem estabelecemos relações contribuem para o desenvolvimento da personalidade uma vez que conduzem à aquisição de valores, atitudes, normas, comportamentos e construção de padrões de relacionamento com os outros.

Uma personalidade é marcada por todo o processo de socialização em que a família assume um papel muito importante, pelas características e qualidades das relações...
tracking img