Livro Vermelho Das Crian As Maia Freitas 2015

15922 palavras 64 páginas
_

Livro Vermelho das Crianças

Otávio Maia
Tino Freitas

Livro Vermelho das Crianças
Otávio e Tino são movidos pelo mais nobre dos esforços na área da comunicação: levar às crianças a informação capaz de inspirar uma nova atitude em favor da vida. Fazem isso com graça, leveza e extrema sensibilidade.
Não é fácil disputar a atenção com games, redes sociais e aplicativos que reinam soberanos no universo eletrônico cada vez mais presente no dia a dia da garotada. Mas os autores são persistentes, talentosos e alcançam de forma surpreendente seus objetivos.
Neste genial Livro Vermelho das Crianças, a informação científica aparece disfarçada na forma de saborosas histórias caprichosamente ilustradas pelas crianças que tiveram seus trabalhos selecionados no Concurso de Desenhos
Infantojuvenis Animais em Perigo. Impossível não se entreter com a diversidade de estilos e sensibilidades que imprimiram ao traço de cada ilustrador uma personalidade única. É criança se comunicando com criança.
O resultado é espetacular.
As 50 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção não aparecem no livro para despertar a piedade dos leitores, mas, antes, curiosidade e empatia. Otávio e Tino abriram mão de clichês dramáticos – invariavelmente apelativos e que resvalam, por vezes, no sensacionalismo – para impregnar de ciência os pequenos contos que revelam aspectos fundamentais da vida dos bichos, da interação deles com a natureza, e, principalmente, das razões pelas quais certas espécies estariam sujeitas ao risco do desaparecimento.
Em um país onde tantos reconhecem a importância da educação ambiental e tão poucos conseguem efetivamente praticá-la – seja nos lares, seja nas escolas – o Livro Vermelho das Crianças instiga pais e professores a descobrirem novos meios de comunicar o quanto somos responsáveis pela sobrevivência de inúmeras espécies (especialmente para os estudantes do ensino fundamental I), e o desafio premente de uma nova ética civilizatória em que haja mais
interação

Relacionados

  • Asasas
    79223 palavras | 317 páginas
  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas