Livro Vermelho Mao Tse Tung

Páginas: 28 (6800 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014















O LIVRO VERMELHO – MAO TSE TUNG





O Livro Vermelho entusiasmou milhões de pessoas na China e em outras partes do mundo, era considerado pelos chineses a verdade, as pessoas podiam morrer por ele ou seguindo-o. é uma coletânea de máximas e dissertações sobre a guerra, a política , a organização do estado socialista, literatura e arte. Uma obra interessantepara quem quer vencer uma guerra, desconcertante quando lida à luz de tantos atos cruéis cometido por Mao TSE Tung e em seu nome. O Livro Vermelho expressa com objetividade a Lina de raciocínio desse líder, sua elevação intelectual, a forma com que controlava a Chinas e mantinha o Partido Comunista, o povo e o exército estimulados com a revolução e a sua absoluta falta de compaixão e respeito àvida humana.


BIOGRAFIA DO AUTOR


Mao Tse Tung ou Mao Zedong nasceu em 26 de dezembro de 1893 e morreu em 09 de Setembro de 1976. Foi um político revolucionário e governante comunista da República Popular da China. Nasceu na Aldeia de Shaoshan, província de Hunan, China, filho de camponeses, frequentou a escola até os 13 anos de idade, quando foitrabalhar como lavrador.
Por desavenças com o pai, saiu de casa para estudar em Chang-sha, capital da província. Conheceu as idéias políticas ocidentais e especialmente as do líder nacionalista Sun Zhongshan Sun Yat Sen.
Em 1911, no mês de outubro iniciou-se a revolução contra a dinastia Manchu que dominava o país. As lutas estenderam-se até Hunan. Mao alistou-se como soldado no exércitorevolucionário até o início da nova República da China, em 1912.

De 1913 a 1918 estudou na Escola Normal de Hunan, aprendeu filosofia; história e literatura chinesa. Continuou estudando e assimilando o pensamento ocidental e política. Começou logo a ser um líder estudantil com participação em várias associações, mudou-se para Pequim em 1919, onde iniciou seus estudos universitários, trabalhouna Biblioteca Universitária, conheceu Chen Tu Hsiu e Li Ta Chao fundadores do Partido Comunista Chinês. Participou do Movimento Quatro de Maio contra a entrega ao Japão de regiões chinesas que haviam estado em poder da Alemanha; em função deste aderiu ao marxismo-leninismo, 1921, Mao Tse-tung participou da fundação do Partido Comunista Chinês.
Em 1927, Chiang Kai Shek assumiu o poder e se voltoucontra os comunistas, e Mao fugiu para as montanhas de Jinggang iniciando a guerrilha que durou 22 anos.
Em outubro de 1934, Mao e seu exército seguiram para o noroeste do país, iniciando a chamada Grande marcha, transformando-se líder do Partido Comunista Chinês. Na Grande marcha apenas uma ínfima parte dos membros sobrevive à guerrilha, ao cansaço e à fome. Mao mantém-se implacável perante osofrimento dos seus companheiros, motivando a continuação da fuga das forças de Chiang Kai Shek.
Quando a China foi invadida pelos japoneses em 1935, os comunistas e os nacionalistas uniram-se novamente, e no término da guerra o exército revolucionário tinha em torno de um milhão de soldados; os comunistas controlavam politicamente noventa milhões de chineses.
De 1936 e 1940 Mao fezoposição à tese dos comunistas pró-soviéticos, e conseguiu impôr o seu ponto de vista, afastando do partido os seus oponentes, e seguindo a técnica de Stalin de domínio unipessoal do aparelho partidário. Em 1949, derrotou o Kuomintang.
Em 01 de Outubro desse ano proclama na Praça Tiananmen, em Pequim, a República Popular da China; em Dezembro foi proclamado presidente da república.
Em 1956, Tse-tunglançou a campanha das cem flores que visava a liberdade de expressão, aproveitava idéias para fortalecer o enriquecimento do padrão de vida no país, aumentou a produtividade para libertar a China da dependência soviética, tornando-a auto-suficiente econômica e politicamente.
Entre 1957 e 1958, iniciou uma política de desenvolvimento chamada de grande salto em frente, marcando o distanciamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mao tse tung
  • mao tse tung
  • Mao Tsé-Tung
  • mao tse tung
  • Mao tse tung e a china
  • Educar As Massas Adaptac A O De Mao Tse Tung
  • Mao Tsé-Tung: a imagem da Revolução Cultural
  • Mao tse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!