Livro resumo o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O MONGE E O EXECUTIVO

O livro conta a história de John Daily, um superocupado gerente-geral, um homem de negócios bem-sucedido. Este executivo busca respostas para seus problemas pessoais e profissionais num mosteiro beneditino, o livro defende que "liderar é servir"
Simeão" era um nome que perseguia John desde que ele nasceu.
Quando criança, foi batizado na Igreja Luterana local. A certidãode batismo mostrava que o versículo da Bíblia escolhido para a cerimônia pertencia ao segundo capítulo de Lucas, a respeito de um homem chamado Simeão. De acordo com Lucas, Simeão foi "um homem muito correto e devoto, possuído pelo Espírito Santo".
O trecho que mais gostamos trata da relação de amor no trabalho: "Nós associamos essa palavra [amor] a sentimento. Mas o que importa é ocomportamento. O verdadeiro amor significa espontaneamente servir o outro e ajudá-lo a ser o melhor que ele pode ser. Esse é o grande teste da liderança. Quando as pessoas partem, elas estão melhores do que quando chegaram? Se desenvolveram? São profissionais melhores? Ajudá-las a fazer isso exige amor - o que não significa ser bonzinho. Algumas vezes, amar significa ‘abraçar’. Em outras, ‘bater’. É isso oque precisamos entender. Amar é uma escolha".
A proposta do "líder servo", baseada no modelo de liderança de Jesus, não é nova. Foi desenvolvida por Bill Hybles, Ken Blanchard e Phil Hodges, em Liderando com a Bíblia (Editora Campus) e também por Gene Wilkes, em O último degrau da liderança (Mundo Cristão), entre outros autores. Espiritualidade no ambiente de trabalho é um dos temas do momento. Aspessoas desejam mais do que a remuneração ao fim do mês. Desejam alinhar sua atividade profissional com seus valores mais profundos, experimentar a sensação de fazer diferença, encontrar um sentido perene para o trabalho e vivenciá-lo como caminho de amadurecimento e realização pessoal.
Nestes sete dias que passaram juntos discutindo sobre liderança, irmão Simeão defendeu que a base da liderançanão é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. Defendeu também que o respeito, a responsabilidade e o cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Disse que ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver e que acima de tudo que para liderar é preciso estar disposto a servir.
Discutiram o conceitode liderança, poder, autoridade, paciência, bondade, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade, compromisso. Discutiram sobre paradigmas, que eles tanto podem salvar vidas quando usados adequadamente como podem se tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, pois eles são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida.
No seu livro "O Monge e oExecutivo", James C. Hunter diz com muita propriedade: "Liderança não é estilo, liderança é essência, isto é, caráter. Liderança e o amor são questões ligadas ao caráter. Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade, compromisso. Estas são as qualidades construtoras do caráter, são os hábitos que precisamos desenvolver e amadurecer se quiser nos tornar líderes de sucesso,que vencem no teste do tempo".
No entanto, o mesmo Hunter, no livro já citado, faz uma terrível constatação: "Ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo - a tarefa e o relacionamento. Então a chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem relacionamentos. No entanto, existe um conceito de liderançadefeituoso, devido ao quais pessoas voltadas para as tarefas provavelmente ocupam a maioria dos cargos de liderança".
O principal desafio que uma pessoa que quer ser um líder enfrenta é vencer o ego. Isso atrapalha muito. Mas é só uma questão de educação. Muita gente não tem idéia do que é liderança servidora. Pensam que a liderança está ligada ao poder, porque foi o que aprenderam. Era assim que o seu...
tracking img